O Fiat Gerdau Minas não teve trabalho para começar como planejado o Sul-Americano de vôlei masculino, nesta quarta-feira (2) no ginásio do Riacho, em Contagem. A competição vai até domingo e classifica o campeão para o Mundial de clubes. Diante dos chilenos do Excelsior, o Minas passeou em quadra para vencer por 3 a 0 (25/11, 25/15 e 25/12) um time de nível amador, que não esboçou reação. Toda a competição tem transmissão ao vivo pelo Youtube de O Tempo.
Sem ser pressionado e chegando a rodar todo o elenco, o Minas fez bem seu papel, pensando também no saldo de pontos, critério que pode definir um dos classificados para as semifinais de sábado. Os líderes de cada um dos três grupos passam para a próxima fase, assim como o segundo melhor colocado.
A força do ataque e saque do Minas colocou pressão do início ao fim na defesa chilena, que pouco pôde fazer diante de tamanho poderio. O Excelsior tentou aproveitar o máximo a oportunidade de estar diante de uma potência, sabendo que dificilmente sairia de quadra vitorioso.
O clube da Rua da Bahia busca o tetracampeonato do Sul-Americano, querendo repetir a história do rival Sada Cruzeiro no maior torneio de clubes do planeta. O Minas tem uma decisão nesta quinta-feira, às 18h, contra os argentinos do Ciudad Voley. Quem vencer, fica em primeiro e espera pelos outros resultados para saber sua posição.