O técnico do Gerdau Minas, Nicola Negro, foi anunciado no início desta semana como novo comandante da seleção feminina de vôlei do México. Ele tem tem contrato com o clube de Belo Horizonte até o fim da temporada e, agora, irá se juntar a uma longa lista de treinadores que trabalham, ao mesmo tempo, em clubes e seleções.
Como os compromissos das seleções não batem com a temporada de clubes, o trabalho com as mexicanas não afeta o que é realizado com as minastenistas. Nicola só irá para o México ao término da Superliga. A questão ainda não respondida é se ele permanecerá no Minas após o atual contrato. Em entrevista a O Tempo Sports, o técnico revelou seu interesse em renovar e afirmou que o trabalho com o México aumentará ainda mais sua experiência para seguir treinando o clube.
"Ainda é cedo para falar disso. Estamos no meio de uma temporada, mas da minha parte há todo o interesse em continuar o caminho com o Minas Tênis Clube. Não vejo problema nenhum quanto a isso. Se analisarmos, todos os melhores treinadores do Brasil têm esses dois cargos", afirmou Nicola.
"O Zé Roberto é técnico de clube (Barueri) e do Brasil, Paulo Coco é técnico de clube (Praia) e do Brasil, Luizomar (Osasco) com Quênia, Marcos Kwiek (Sesi Bauru) da República Dominicana e o Guilherme, do Fluminense, asusmiu a seleção de base do Brasil. Na Europa tem o Santarelli com Conegliano e Turquia, Guidetti no Vakifbank e na Sérvia, Lavarini no Novara e na Polônia etc.", explicou o comandante minastenista.
Projetando o futuro, Nicola afirmou que fazer este trabalho 'duplo' não deve ser encarado como problema, mas como uma oportunidade de crescimento. "Não vejo problema nenhum com isso, muito pelo contrário. É uma situação que me fará crescer como técnico e ser útil ao Minas. Da minha parte, interessa continuar. Também porque nós, felizmente, teremos muitas jogadoras de seleção. Então, no período em que eu não estiver em BH, elas estarão com a seleção brasileira", concluiu o técnico.
Ainda em meio à Superliga, o Gerdau Minas voltou aos treinos nessa quarta-feira (4) e se prepara para o primeiro duelo de 2023 na liga nacional. Na segunda (8), enfrenta o Pinheiros na Arena UniBH.