O Fiat Gerdau Minas superou o Ciudad Voley, da Argentina, e confirmou a classificação para a semifinal do torneio continental. Com placar de 3 a 0 e parciais de 25-23/25-14/25-19, o clube mineiro conquistou seis pontos em dois jogos e ficou com a primeira colocação do Grupo B.

Após primeira parcial disputada e definida nos detalhes, o Minas encontrou seu ritmo de jogo com boa partida do levantador Willian e atuação decisiva do líbero Maique na defesa. Com isso, o elenco minastenista conseguiu acertar as marcações dos adversários e levar a vitória.

Em relação à partida, Maique comentou: "Esperávamos um jogo tenso, duro, mas estudamos muito o jogo deles. É uma equipe muito bem treinada e com muito volume de jogo, mas a gente soube manter o nosso padrão e administrar o jogo. O primeiro set foi mais equilibrado, oscilamos um pouco mais, mas a gente conseguiu se encontrar. Queria dar parabéns a toda equipe, acho que temos muito do que nos orgulhar. Agora, vamos seguir com nosso trabalho para conseguirmos chegar às finais", analisou.

O jogo

Brasileiros e argentinos fizeram um primeiro set digno de clássico entre os dois países. O Minas começou forçando bastante o saque, para tentar incomodar a linha de passe dos adversários. Muito eficientes nas viradas de bola, ambas as equipes alternavam na liderança do placar, sem descolar muito uma da outra e errando muito pouco. O levantador Willian, mostrando a incrível visão de jogo que o torcedor minastenista já está acostumado, abriu caminho para que os atacantes, com agressividade, levassem a melhor em uma parcial bastante disputada, decidida nos detalhes.

O equilíbrio do primeiro set não se repetiu na segunda parcial. O Minas conseguiu, com tranquilidade, impor seu ritmo de jogo e abrir larga vantagem logo no início. Com sacadores e bloqueadores inspirados na quadra brasileira, o Ciudad precisou forçar mais para tentar virar o jogo, mas isso fez com que os atletas também errassem mais, e o Minas seguiu ampliando a vantagem até confirmar a vitória com placar elástico de 25 x 14.

A história se repetiu por grande parte do terceiro e último set de jogo. O Minas encontrou seu ritmo, principalmente no bloqueio, e não teve muitas dificuldades para abrir logo 11 pontos de vantagem. A presença brilhante do líbero Maique no fundo de quadra facilitou ainda mais o volume de jogo minastenista durante toda a parcial. Perto da reta final, o clube brasileiro, um pouco mais desconcentrado, permitiu uma reação tardia dos argentinos, mas com vantagem confortável, conseguiu fechar a partida no segundo match point após belo ataque do ponteiro Honorato.

O Fiat Gerdau Minas enfrenta o Vôlei Renata, de Campinas, na semifinal do próximo sábado (5), em uma reedição da final recente da Copa Brasil, na qual o clube mineiro levou a melhor.