O Brasil venceu a Argentina, na madrugada desta quarta-feira (16/7), pela Liga das Nações (VNL) por 3 sets a 1 (25-21, 25-23, 24-26 e 25-18). Com o resultado, a seleção brasileira masculina de vôlei se mantém na liderança da competição, e, com isso, praticamente encaminha vaga na fase de mata-mata do torneio. 

O clássico, disputado em Chiba, no Japão, contou com a eficiência do oposto Alan, maior pontuador da partida com 20 bolas ao chão (18 de ataque, 1 de bloqueio e 1 de saque). Mas também teve o ponteiro Honorato inspirado (principalmente no primeiro set, sendo o maior pontuador da parcial), além do levantador Cachopa, que fez uma boa distribuição de bolas ao longo da partida. 

A vitória garantiu ao Brasil a soma de 23 pontos na tabela. A seleção se mantém isolada na liderança na fase de classificação, e deixa encaminhada a vaga nos playoffs da Liga das Nações.

Agora, os comandados de Bernardinho se preparam para o segundo duelo desta fase preliminar, diante do Japão. A partida será na próxima sexta-feira (18/7), às 7h20 (de Brasília), e terá transmissão do canal SporTV 2.  

O jogo

Em um primeiro set equilibrado e de muita intensidade física, o Brasil levou a melhor e fechou a parcial em 25 a 21. A seleção brasileira conseguiu se destacar nos momentos decisivos, aproveitando os erros do adversário para abrir vantagem no placar. Mesmo com uma tentativa de reação no fim do set, os argentinos não conseguiram reverter. Honorato foi o principal destaque ofensivo da equipe brasileira, com cinco pontos, em um início de jogo marcado por ataques potentes e alto nível de disputa.

Já no segundo set, a Argentina começou em ritmo forte, se aproveitando de uma série de erros do Brasil para abrir vantagem no placar. Com bom volume de jogo e grande desempenho defensivo, os argentinos chegaram a encaixar dois aces seguidos e dominaram boa parte da parcial. No entanto, a equipe brasileira reagiu, encostou no placar e virou o jogo. O set foi decidido em mais um erro da Argentina no saque, levando o Brasil a fechar em 25 a 23

Com troca de pontos do início ao fim, o terceiro set foi o mais disputado da partida. A seleção brasileira chegou a ter um match point, mas desperdiçou a chance de encerrar o jogo. Os argentinos aproveitaram a instabilidade do adversário na reta final, virou o placar e fechou por 26 a 24.

Mesmo cometendo erros ao longo do quarto set, o Brasil conseguiu se manter à frente no placar, aproveitando a queda de rendimento da Argentina. A seleção brasileira retomou o controle das ações, abriu vantagem e chegou mais uma vez ao match point e finalizou a partida com 25 a 18. (Com Estadão Conteúdo)