Em sua primeira participação em um torneio internacional, o Vôlei Renata, equipe de Campinas, conta com elenco misto entre jogadores experientes e estrelas em ascensão para tentar conquistar um resultado histórico. Nesta quarta, o time paulista começa a caminhada no Sul-Americano de Vôlei, enfrentando o Club San Martín, da Bolívia, às 15h30, no Ginásio do Riacho, em Contagem.

Todas as partidas do Sul-Americano terão transmissão de O TEMPO, em seu canal oficial do YouTube, ao vivo e de forma gratuita.

O técnico Marcos Pacheco entende a dificuldade de um torneio continental dessa magnitude, mas garante que as expectativas são grandes. “Essa classificação foi muito importante. É a principal competição do continente e dá acesso ao Mundial. Sabemos a dificuldade, mas vamos por etapas. Primeiro vamos tentar chegar à semifinal, e na semi vamos lutar como sempre pelo melhor resultado possível”, confirmou Pacheco.

Com jogos em dias consecutivos, o Sul-Americano exige uma capacidade alta de adaptação e correção de erros entre um jogo e outro. “É uma competição curta, onde não dá muito tempo para se preparar e mudar muita coisa. Então, é foco total para tentar chegar na final e, quem sabe, até levar o título. Essa é a pretensão”, afirmou o comandante do Campinas.

Com uma boa campanha na primeira fase da Superliga, o Vôlei Renata vem encontrando dificuldades nos últimos jogos em decorrência da ausência de atletas importantes. Com alguns podendo retornar durante a competição continental, o treinador garante que terá cautela para integrá-los de volta ao elenco. “O Sul-Americano cai em um momento diferente para nós. Estamos aí há um mês com dificuldades na Superliga, muito em função das ausências de alguns atletas, e o Sul-Americano cai exatamente no momento do retorno desses jogadores", analisou.

"É claro que (o retorno) tem que ser gradual, já que os jogadores estão parados, sem nem treinar com bola. Temos que ser muito inteligentes para que o grupo todo esteja completo, mas também não podemos exagerar para perder todo esse trabalho de recuperação feito. Será muito importante essa competição para a continuidade e pelo momento que estamos passando”, concluiu o treinador.