Depois de Personal Bolívar, UPCN, Obras de San Juan e Ciudad Voley representarem a Argentina no cenário internacional, chega a vez de uma nova força hermana ultrapassar as fronteiras. No Sul-Americano de vôlei masculino, que começa nesta quarta-feira e vai até domingo, no ginásio do Riacho, em Contagem, a presença do Policial de Formosa promete ser histórica.
CLIQUE AQUI PARA COMPRAR INGRESSOS PARA O SUL-AMERICANO DE VÔLEI
O time do interior da Argentina deu um salto de resultados em pouco tempo dentro do cenário nacional. Logo na primeira temporada na elite, venceu a Copa Aclav, torneio paralelo ao campeonato nacional, que lhe deu a garantia de estar no Sul-Americano.
Em contagem, os argentinos vão enfrentar Vôlei Renata e San Martin, da Bolívia. O líder de cada chave, além do segundo melhor colocado, se classificam para as semifinais. O campeão garante vaga no Mundial de clubes. Na liga argentina, lidera a competição, superando rivais de maior tradição.
“É um momento histórico classificar um time de Formosa, por méritos próprios, para um Sul-Americano. Vamos tentar impor nossas características de jogo e nos testar para vermos em que nível estamos. Buscaremos os lugares mais altos sempre”, comenta o técnico Martin Lopez.
A favor do time, ter mantido a base nos últimos anos, sem muitas mudanças no elenco que saiu da segunda para a primeira divisão. “Para muitos, este nosso começo pode ser impensado, mas queremos nos tornar uma nova potência no vôlei argentino. As coisas têm ido bem”, comemora o treinador.
Superando as próprias expectativas
A surpresa com os resultados do Policial não foi somente de fora pra dentro. O próprio elenco sabe que foi além do que era previsto, chegando a um nível que agora os desafio a mantê-los em patamar mais elevado.
“Estamos desfrutando deste momento. Foi uma surpresa sermos campeões e chegar ao máximo dentro do país, ganhando um torneio tão importante. Fomos considerados um time de meio de tabela e agora estamos brigando com os grandes. Os objetivos mudaram e temos novas metas a cumprir”, destaca o capitão Alexis Nocenti.
O ponta faz questão de exaltar os feitos de outros times argentinos no cenário internacional, tarefa que agora cabe a ele e seus companheiros na primeira presença do Policial no Sul-Americano. “Temos um time de muito volume de jogo, que atua com velocidade nas jogadas. Contamos com três sacadores que costumam dar trabalho para as recepções adversárias”, analisa o capitão.
"Temos alguns destaques individuais, mas o nosso forte está no coletivo. Unidos, somos ainda mais difíceis de sermos batidos, gostamos de crescer nos momentos difíceis. Essa é uma característica importante do plantel. Queremos dar passos importantes para ter o mesmo nome destes outros grandes times argentinos”, revela.
Campeonato Sul-Americano Masculino de Clubes 2022
2 a 6 de março, no Ginásio do Riacho, em Contagem
GRUPO A
Sada Cruzeiro (BRA)
Vamos Perlees (PER)
Club Atlético Bohemios (URU)
GRUPO B
Fiat Gerdau Minas (BRA)
Ciudad Voley (ARG)
Club Excelsior (CHI)
GRUPO C
Vôlei Renata (BRA)
Policial Voley (ARG)
Club San Martin (BOL)
Tabela de Jogos
Quarta, 02/03
15:30 – C - Vôlei Renata (BRA) x Club San Martin (BOL)
18:00 – B - Fiat Gerdau Minas (BRA) x Club Excelsior (CHI)
20:30 – A - Sada Cruzeiro (BRA) x Club Atlético Bohemios (URU)
Quinta, 03/03
15:30 – C - Vôlei Renata (BRA) x Policial Voley (ARG)
18:00 – B - Fiat Gerdau Minas (BRA) x Ciudad Voley (ARG)
20:30 – A - Sada Cruzeiro (BRA) x Vamos Perlees (PER)
Sexta, 04/03
15:30 – C - Club San Martin (BOL) x Policial Voley (ARG)
18:00 – B - Club Excelsior (CHI) x Ciudad Voley (ARG)
20:30 – A - Club Atlético Bohemios (URU) x Vamos Perlees (PER)
Sábado, 05/03
13:00 - 7º / 8º Lugares
15:30 - 5º / 6º Lugares
18:00 - Semifinal 1
20:30 - Semifinal 2
Domingo, 06/03
12:00 - 3º Lugar
15:00 – Final