Em 2017

Cerca de 127 mil brasileiros visitaram Berlim e Viena

Evento em Belo Horizonte apresenta as novidades deste ano nas duas capitais europeias

Por Paulo Campos
Publicado em 20 de março de 2018 | 17:25
 
 
Forian Wiesinger, do Turismo de Viena, e Christian Tänzler, do VisitBerlin, promovendo os destinos em Belo Horizonte Edy Fernandes/Divulgação

O que as cidades de Berlim (Alemanha) e Viena (Áustria) têm em comum? Estão no coração da Europa, compartilham a mesma língua, têm extensas áreas verdes, recebem muitos jovens, são referências gastronômicas e mercados turísticos dinâmicos, que se renovam sempre. Por essas semelhanças, os órgãos de promoção dos dois destinos - Visit Berlim e Turismo de Viena - se uniram, há oito anos, para se promoverem conjuntamente no Brasil.

Depois de celebrar a parceria em São Paulo e no Rio de Janeiro, eles reuniram a imprensa especializada em um jantar ontem (dia 19), no restaurante Alma Chef, em Lourdes, para apresentar as novidades dos destinos e divulgar números positivos da parceria. O Brasil é atualmente o mercado mais importante da América Latina para as duas capitais. Em 2017, houve um crescimento 10% no volume de brasileiros em relação a 2016.

No ano passado, Berlim recebeu 71.122 brasileiros e registrou 232.085 pernoites. "É hoje o terceiro destino mais visitado da Europa, perdendo apenas para Londres e Paris", enfatiza Christian Tänzler, do VisitBerlin. Já a capital austríaca registrou 56 mil  brasileiros e mais de 139 mil pernoites em 2017, números considerados  expressivos por Florian Wiesinger, do Turismo de Viena. "A cidade está recuperando sua importância na Europa", afirma.

Berlim 365/24

Entre as novidades de Berlim para 2018 estão a sala de concerto Pierre Boulez Convert Hall, a reabertura da ópera Staatsoper, a abertura do James Simon Galerie, a nova entrada que ligará os cinco museus da Ilha dos Museus; os 100 anos do ambientalista Alexander von Humboldt, com a inauguração em 2019 do HumboldtForum, o novo Berlim Welcome Card e a nova marca de promoção no mercado brasileiro, Agora, para Sempre.

Baseada no tema Berlim 365/24, Christian Tänzler enfatizou que há programas novos na cidade todos os dias do ano. "Sua história não está apenas ligada ao muro. Queremos mostrar o novo, o diferente. Hoje, chefs de toda Europa vêm a Berlim conhecer as novas tendências da gastronomia. Temos uma vida cultural intensa, somos a única cidade do mundo com quatro óperas. Berlim é a cidade da liberdade, multicultural", salienta.

Cem anos

Em 2018, Viena celebra o modernismo. Quatro de seus mais importantes artistas morreram há, exatamente, 100 anos: os pintores Gustav Klimt e Egon Schiele,  o arquiteto Otto Wagner e designer Koloman Moser. "Esse é o ponto de partida para revelar uma cidade criativa. Teremos mais de 25 exposições que mostrarão o impacto desses artistas dos anos 1900 na história da cidade", enfatiza Florian Wiesinger, do Turismo de Viena.

Entre as novidades da capital austríaca estão a nova identidade visual; o novo conceito do Vienna City, a Copa Mundial de Vôlei de Praia, que acontece entre os dias 28 de julho e 6 de agosto, na ilha Donauinsel; a abertura de novos restaurantes e hotéis; a reestruturação do Museu Sigmund Freud, o novo Vienna City Card, e uma área dedicada a Sissi, a imperatriz que completaria 180 anos, no museu de cera Madame Tussauds.