Forte no cicloturismo, Minas Gerais deverá sediar três provas esportivas nas modalidades mountain-bike e bike elétrica. Pela primeira vez, depois de muitos anos, o Rally dos Sertões – a maior competição de rali off-road de longa distância do país – vai passar por Minas Gerais. A 23ª edição larga de Goiânia (GO) e finaliza na praia do Francês (AL), passando por Januária, no Norte, e Unaí, no Noroeste de Minas. De 4 a 7 de julho, é a vez de Nova Lima sediar a segunda das três provas da Sertões MTB Cup, campeonato na modalidade Cross-Country Maratona (XCM) (XCM). Já a terceira prova acontece de 4 a 6 de setembro, em Ibitipoca, no Sul do Estado.

Segundo Leonora Guedes, CEO da empresa que organiza os eventos, a Sertões é uma plataforma multiesportes de promoção do Brasil. “Diferente de um evento que acontece em um autódromo ou em um ginásio, o pano de fundo de nossas competições é o Brasil, seja profundo, do litoral ou dos parques nacionais e estaduais”, explica. Atualmente, a plataforma realiza o Rally dos Sertões, o Sertões MTB e o Sertões Kitesurfe. O Rally dos Sertões, que iniciou em 1993, é o carro-chefe. A competiçao começa no dia 26 de julho e finaliza no dia 3 de agosto, percorrendo 3.482 km em cinco Estados  – Goiás, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Alagoas.

Rally dos Sertões

O Rally dos Sertões foi pensado para testar técnica e resistência dos competidores - Foto: Vandrei Stephani /Fotop / Sertões / Divulgação

Na edição 2025, duas cidades mineiras estão contempladas no trajeto: Januária e Unaí nos dias 27 e 28 de julho. "É uma premissa dos Sertões passar perto do Parque Nacional Cavernas de Peruaçu. As expedições de turismo que acompanham o maior rally vão aproveitar a cometição para conhecer o atrativo”, conta. O Peruaçu – que deve se tornar Patrimônio Mundial da Unesco ainda este ano – tem um impressionante conjunto de cavernas e formações geológicas de grande importância, guardando pinturas rupestres e achados arqueológicos de cerca de 14 mil ano.

O percurso do Rally dos Sertões começa em Goiânia, cidade que mais vezes recebeu a comeptição, para, após oito etapas, coroar seus vencedores na praia do Francês, em Marechal Deodoro (AL), pela primeira vez visitada pelo rally. Seis cidades intermediárias já integraram os percursos em edições anteriores mas, em alguns casos, como os de Januária (MG) e Bom Jesus da Lapa (BA), há tanto tempo, que seus caminhos terão ar de novidade para os competidores. Unaí (MG) está de volta após 15 anos. Delmiro Gouveia foi parte da primeira visita do Sertões a Alagoas em 2021. Xique-Xique (BA) e Petrolina (PE) são paradas constantes.

Desde 2022, a plataforma Sertões começou duas novas modalidades esportivas: além do motor esporte, o mountain-Bike e o kitesurfe. A Sertões MTB Cup 2025 é realizada em três provas em três cidades diferentes. Neste ano, o evento começou em Campos do Jordão (SP), na serra da Mantiqueira, no final de maio. Nova Lima é a segunda parada, de 4 a 6 de julho. Essa é a primeira vez que a cidade da região metropolitana de Belo Horizonte fará parte de uma edição camp de MTB. A terceira etapa será de 4 a 6 de setembro em Ibitipoca, pelo quarto ano consecutivo.

“Com certeza, Minas Gerais é muito favorecida, porque é uma região muito montanhosa, a meca do mountain-bike. E quando a gente fala de MTB também fala de moto elétrica, uma modalidade que cresceu muito desde a pandemia. Hoje, a plataforma Sertões têm a prova que é recorde mundial de grid de bike elétrica. Desde 2022, a prova é realizada na cidade mineira de Ibitipoca, em uma reserva privada, no cinturão do Parque Estadual do Ibitipoca. A Sertões escolhe destinos desafiadores do ponto de vista técnico, e Minas Gerais é muito favorável nesse sentido”, ressalta Leonora.

Em Nova Lima

O mineiro Sherman Trezza lidera o campeonato na Pro Masculino Elite - Foto: Fabrício Macedo / Fotop / Divulgação

Nas lendárias trilhas de Nova Lima estarão grandes nomes do mountain-bike brasileiro, ou seja, cerca de 350 atletas de nove Estados e do Distrito Federal, divididos em 25 categorias entre bicicletas convencionais e-bikes. O desafio do Sertões MTB Nova Lima será aberto nesta sexta-feira (4) com o Prólogo, em que os atletas largarão individualmente para encarar 24 km, com 650 m de variação de altimetria. Os vencedores nas diferentes categorias passam a vestir a camisa de líder. No sábado, os inscritos com as bicicletas convencionais terão pela frente 50 km (1.600 m de altimetria). Já as E-Bikes fazem 40 km (1.500 m de altimetria). Os vencedores serão conhecidos domingo, depois de mais 45 km (com 1.500 m de altimetria).

Entre os destaques estão o fluminense Albert Morgen, campeão do Sertões MTB Cup 2024 na E-Bike Masculino; o paulista Márcio Ravelli (E-Bike Golden 50), dono de 13 títulos brasileiros, e o catarinense Nataniel Giacomozzi, o Nata, vencedor de etapas da Copa do Mundo UCI de Enduro. Natural de Poços de Caldas, Sherman Trezza faz as honras da casa nas bicicletas convencionais. Um de seus rivais será o suíço radicado em Minas Lukas Kaufmann. Duas mineiras largam como favoritas na E-Bike Feminino Elite: Isabella Ribeiro, de BH, e Roberta Kelly Stopa, de Juiz de Fora.

Isabella Ribeiro é a favorita na categoria E-bike Feminino Elite - Foto: Fabrício Macedo / Fotop / Divulgação

"A gente gosta de escolher destinos que tem apelo turístico, porque a prova de MTB é para toda a família. Os Sertões monta uma estrutura que chamamos de Vila Bike para receber a família – enquanto a mãe e o pai estão pedalando, as crianças podem ficar curtindo atividades e praça de alimentação”, conta Leonora. “O maior grid é de mineiros, mas queremos promover essas regiões turísticas para o Brasil, para que todos saibam que Minas  têm excelentes locais para pedalar. Os Sertões é sobre isso: promover o Brasil para o Brasil e para o  mundo”, enfatiza a CEO.

Serviço:

O quê: Sertões MTB Nova Lima
Onde: Aphaville, na Lagoa dos Ingleses
Quando: 4 a 6 de julho
Informações: Acesse MTB Sertões Nova Lima