Sempre admirei viajantes independentes, pessoas que exercem na prática a liberdade de escolher e cuidar apenas do seu destino, levando em conta situações previsíveis ou apenas se lançando pelo mundo, encarando o desconhecido de peito aberto.
Apesar da grande admiração, reconheço que esse não é o meu perfil de viajante. Eu gosto mesmo é de andar “em bando” e ter alguém sempre por perto para conversar, planejar, discutir roteiros e pedir ajuda quando necessário.
Gosto de viajar em grupo, pois, até hoje, só tive experiências agradáveis enquanto desfrutava de paisagens e culturas diversas.
No início deste ano, eu, meu marido e um casal de amigos decidimos viajar de carro para Monte Verde, em Minas Gerais, e Campos do Jordão, em São Paulo.
Campos do Jordão está a cerca de 487 km de Belo Horizonte, e Monte Verde, a 484 km, ambas com acesso principal pela Rodovia Fernão Dias (BR–381). Apesar da curta distância entre as cidades, a rota entre elas têm trechos de estrada de terra e o percurso pode levar até três horas.
BOM CUSTO. É importante ressaltar que nesta época do ano é baixa temporada do turismo na região e, por isso, encontramos hospedagens com preços bem mais em conta do que os oferecidos no inverno, alta estação.
Em janeiro, nosso grupo pegou algumas tarde chuvosas, mas nada que nos impedisse de aproveitar cada momento da viagem.
As cidades de Campos do Jordão e Monte Verde sãos preparadas para atender seus turistas e, além das inúmeras atrações naturais, contam com rica culinária, artesanato, arquitetura, paisagismo e cultura.
Arquitetura
Após dois dias na cidade de Campos do Jordão, partimos para Monte Verde, que também é uma cidadezinha linda e muito romântica. Com muitas pousadas, conseguimos nos hospedar em chalés, o que tornou a experiência da viagem ainda mais especial. A cidade é muito bem sinalizada, e as casas também seguem o estilo de arquitetura europeu.
Cervejarias
Com muitos barzinhos, chocolaterias, cachaçarias e cervejarias, tanto os dias quanto as noites em Campos do Jordão e Monte Verde são bem animados. No registro ao lado, chope no Café Bistrô, na cidade mineira.
Pedra Redonda
Monte Verde também tem muitos atrativos naturais a oferecer aos visitantes, como trilhas e cachoeiras, além de excursões de quadriciclo e jipe. Um dos passeios que fiz – e recomendo – foi a trilha até o topo da Pedra Redonda. Uma caminhada leve e bem sinalizada, de cerca de 30 minutos, em meio a uma vegetação extremamente rica. No topo da pedra, há uma vista privilegiada das duas cidades.
Morro dos Elefantes (Campos do Jordão)
Como alguns atrativos turísticos diurnos da cidade, cito os trenzinhos que oferecem passeios aos principais pontos de visitação, a Ducha de Prata, que é uma queda-d’água muito bonita em meio à natureza, o teleférico da cidade, que leva ao morro dos Elefantes, onde fica localizado o Parque dos Elefantes, e um Mirante com vista para a cidade. Todos esses lugares propiciam ótimos passeios aos apaixonados por fotografia e paisagens, levando em conta o custo-benefício, pois alguns passeios são gratuitos, e os outros tem preços acessíveis.