Campinópolis (ou São Sebastião dos Cabrestos), distrito de Vargem Bonita, ganhou neste final de semana o portal turístico “Joaquim Florêncio Seabra — Joaquim Lucas”. Construído ao custo de R$ 347 mil, o marco eleva, segundo o prefeito Samuel Matos, de Vargem Bonita, a autoestima da população e dá destaque ao município, ás margens do rio São Francisco, como uma das portas de entrada para a serra da Canastra.
"O portal está no local ideal porque o turista tem acesso à parte alta do Parque Nacional da Serra da Canastra, passando por São Roque de Minas, e à cachoeira Casca d'Anta, na parte baixo, atravessando Vargem Bonita. Para entrar na rodovia que dá acesso ao portal, a MG-341, é preciso entrar por Piumhi e isso é muito importante para toda a região", afirma secretário de Turismo e Cultura de Piumhi, Thiago Augusto.
Recentemente, após o evento Made in Minas, em São Roque de Minas, foi criada a Rota do Queijo Canastra pela empresa Culturar, com a instalação de placas de sinalização com QR Code, permitindo ao turista ter acesso, com o uso da tecnologia, ao roteiro de forma interativa. O visitante aponta o celular para o QR Code, abre um mapa, clica no mesmo e é direcionado para uma das 20 fazendas produtoras, com informações como horário de funcionamento, telefone e um link que o encaminha para o mapa no Google, ensinando o trajeto. Outra forma é acessar o site do Made in Minas e inserir seu e-mail.
Já Piumhi está na área delimitada procedência Canastra e possui quatro fazendas de porteiras abertas ao turista, oferecendo degustação dos melhores queijos do mundo, entre eles os premiados queijos do Serjão (Super Ouro e Prata) e o do Dinho (Bronze) no Mondial du Fromage, na França. Juntas, todas as propriedades, de acesso fácil, formam a Rota do Queijo Canastra de Piumhi, com mais de 30 tipos de queijos, entre eles Queijo Artesanal da Canastra Bem Orgânico. Mais informações sobre os atrativos de Piumhi, acesse @visitepiumhi ou Nascente e Canastra.