Em plena temporada de inverno, de 5 de julho e 24 de agosto, a acolhedora cidade de Gonçalves, no sul de Minas Gerais, em meio à serra da Mantiqueira e perto da divisa com o Estado de São Paulo, é cenário da inédita MoLA – Mostra de Literatura e Arte. Em sua primeira edição, na recém-inaugurada Galeria Art Dialogues, a mostra tem como tema "Imprudentemente Poéticos", transformando em arte, em suas mais diversas manifestações, a profundidade literária do escritor contemporâneo português Valter Hugo Mãe, Prêmio Literário José Saramago (2007), concedido pelo romance “O Remorso de Baltazar Serapião”, que o próprio Saramago descreveu como um “tsunami literário”. .
“A MoLA é uma ideia viva, feita por pessoas que colocam presença, escuta e afeto em cada gesto. Já ‘Imprudentemente Poéticos’, tema desta primeira edição da mostra, é um convite à deriva poética e sensível por meio da obra de um dos maiores escritores contemporâneos da língua portuguesa. Na exposição, não queremos apenas exibir obras inspiradas nos livros de Hugo Mãe, mas expandir os sentidos possíveis para cada leitura, em uma travessia entre literatura e artes visuais", afirma Rui Neuenschwander, idealizador e um dos dois curadores da exposição, nascido em Belo Horizonte e que se divide atualmente entre Gonçalves e a capital paulista.
Em meio às montanhas e/ou dentro de ateliês, 15 artistas consagrados e novos criadores, dois deles residentes em Belo Horizonte, Tuscha e Rogério Blach, e seis atualmente radicados em Gonçalves — Cynthia Gavião, Eliana Carvalho, Elias Mota, Paulo Otero, Popoke e Thais Beltrame —, foram convidados a traduzir, além das palavras, a essência das obras de Hugo Mãe, criando peças que ecoem sua sensibilidade. De linguagens diversas, eles interpretam 13 livros do autor, abrindo frestas e rasgos entre a literatura e as artes visuais.