Touca de cetim e rolinhos no cabelo, máscara no rosto, adesivos no nariz e nos lábios, fitas antirugas e até bandagem no queixo. Tudo isso, para dormir. Uma nova técnica de beleza, a “morning shed”, tem rendido milhões de visualizações no Tik Tok e defende que “quanto mais feia você dorme, mais bonita você acorda”.
A tendência é viral entre as gringas e também vem ganhando adeptos no Brasil. Os vídeos polêmicos que fazem sucesso na internet mostram jovens compartilhando a rotina de skin-care noturna com doses de exagero.
Antes de dormir, as mulheres cobrem o rosto, os cabelos e até o corpo com produtos antirugas, cintas e adesivos que prometem afinar a face e o nariz. Ao acordar, tudo é removido com resultados que as adeptas ao processo afirmam que são ‘milagrosos’.
@maytexmyers Fave combo so far!!! Can you tell the difference? #morningshed #skincare #beauty #medicube #deshed #fy #fyp #beautyugc #beautytok #parati #latinacreator #morningroutine ♬ once upon a dream by lana del rey - malevals
@maytexmyers Another day another sheeed #morningshed #morningroutine #mouthtape #kbeauty #koreanskincare #yesstyle #shed #morningroutine #fy #fyp #paratii #amazonfinds #amazoninfluencer ♬ A Summer Place - Hollywood Strings Orchestra
O que diz especialista
Quem realmente entende do assunto não recomenda a técnica que pode causar alergias e até prejudicar a qualidade do sono. Para o dermatologista e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia em Minas Gerais (SBD-MG), Abrahão Osta, manter a rotina de skincare tradicional antes de dormir é o melhor caminho.
“ A gente não vê benefício extra nenhum nessa tendência. Acreditamos que o paciente deva fazer sim o skincare, mas aplicando o produto, seja no cabelo ou no rosto, sem precisar de todo esse exagero. O uso de muitos produtos ao mesmo tempo deixa paciente mais propício a desenvolver reações alérgicas”, afirma o especialista.
Ele também alerta que uma noite de sono ruim, que pode ser ocasionada pelo excesso de produtos no corpo, prejudica a pele.
“Uma noite bem dormida é um dos fatores para ter uma qualidade de pele melhor. Nós acreditamos que esses excessos de produtos podem até prejudicar o sono. É uma rotina que aqui no Brasil nós não utilizamos e não acreditamos que ela seja melhor ou superior em relação às outras técnicas”, alerta o dermatologista.
Por fim, Abrahão aconselha que uma rotina de skincare noturna deve conter a limpeza da pele, um hidratante facial noturno e ácidos para quem deseja a renovação celular ou algum tratamento específico, como contra acne ou manchas. O recomendado é sempre buscar um profissional da área que vai indicar o produto adequado para cada tipo de pele.