Investir alto em maquiagens internacionais, pagar caro em um perfume importado ou esperar um conhecido viajar para os Estados Unidos para encomendar uma série de cosméticos, por muito tempo, foi um hábito comum entre profissionais e fãs da área da beleza. Um cenário que vem mudando com o tempo, graças à evolução do mercado nacional de cosméticos.
O Brasil, atualmente, pode se orgulhar da produção local de maquiagens, perfumes e produtos de beleza em geral. Grandes empresas locais não apenas dominam o mercado interno, como também conquistaram reconhecimento em todo o mundo, destacando-se pela qualidade, inovação e por abraçar a diversidade da beleza brasileira.
É justamente este último ponto que coloca os nossos produtos como os 'queridinhos' do momento. Além de entregarem qualidade semelhante aos de grandes marcas internacionais, eles são pensados para os nossos tipos de pele, cabelos e até mesmo para se adaptarem ao clima tropical do Brasil.
Recomendados por quem entende do assunto
A maquiadora e esteticista Beatriz Carvalho se orgulha ao dizer que 80% dos produtos que usa para atender as clientes são nacionais:
“Antigamente a gente ficava preso a produtos importados muito pela questão da durabilidade. Hoje temos muitas opções de marcas que vão garantir uma maquiagem resistente e que ainda vão cuidar da sua pele”, explica Beatriz.
A especialista também cita o custo-benefício ao optar pela compra de cosméticos brasileiros. “Já aconteceu muito de usar um produto caríssimo, de marca, e eu acabar preferindo o nacional porque tinha o melhor custo-benefício, mas não só por isso, também pela performance que ele tinha na maquiagem. Nós não perdemos qualidade para os importados e cada vez mais eu sinto que as marcas brasileiras estão preocupadas em não só fazer maquiagem, mas fazer maquiagem de qualidade que vai se tornar referência na bancada das maquiadoras”, diz Beatriz.
Marcas comemoram o sucesso
O grupo Boticário e a Natura são empresas brasileiras da área que se tornaram referência em todo o mundo. As marcas, além de produzirem em todo o território nacional, operam em outros países do mundo. A Natura, por exemplo, está presente em sete países da América Latina, além de França, Estados Unidos e Malásia. Já o Boticário atua em outros 40 países além do Brasil.
“A indústria brasileira hoje é muito competitiva. São cerca de 400 cientistas trabalhando com tecnologia de ponta para desenvolver os cosméticos da Natura. Cada vez mais a gente vem desmistificando nas redes sociais a qualidade do importado verso brasileiro”, afirma Denise Coutinho, diretora de marketing da Natura.
No Boticário, os investimentos também são altos, já que as vendas totais do grupo, em 2023, ultrapassaram a casa dos R$30,8 bilhões. A empresa tem três fábricas no Brasil e trabalha para abrir em 2028 a maior fábrica de cosméticos do mundo, que será em Pouso Alegre, no Sul de Minas.
“Temos produtos aqui de altíssima performance, totalmente seguros, que entregam muitos benefícios para os nossos consumidores. A gente emprega muito em tecnologia, investe em pesquisa e inovação, e todo esse conjunto faz com que, no final, a gente tenha para o consumidor a sensação de que o produto vai entregar os benefícios que ele se propõe”, afirma Juliana Canellas, diretora executiva de qualidade do Boticário.
Veja como funciona a produção e distribuição dos produtos do grupo O Boticário:
Pensado para os brasileiros
Dialogar diretamente com as necessidades e características do consumidor brasileiro é também outro ponto que coloca o mercado nacional em destaque. Além de valorizar a matéria-prima local, os cosméticos são pensados para os tons de pele, tipos de cabelo e condições climáticas do nosso país.
“A Natura como DNA utiliza o melhor dos ingredientes da cosmética mundial com ativos próprios da biodiversidade brasileira. Um exemplo disso são as comunidades na Amazônia, que a Natura trabalha há mais de 20 anos, buscando novos ativos através do conhecimento popular e fazendo um trabalho em conjunto para cultivar esses ativos de uma forma sustentável”, explica Denise.
Já o Grupo Boticário, busca fazer testes com o consumidor brasileiro antes de lançar o produto:
“A gente sempre vai buscar a diversidade da pele, do cabelo de todas as características individuais e tão abrangentes em nosso país. A gente é uma indústria brasileira, nascida no Brasil, que cresce exponencialmente no país. E a gente entende e faz produtos pensando em toda a realidade e toda a diversidade das pessoas do Brasil”, finaliza Juliana Canellas.
Veja marcas de maquiagens brasileiras indicadas pela maquiadora Beatriz Carvalho:
- Nath Capelo
- Suelen Makeup
- Bruna Tavares
- Bruna Malheiros
- Fand
- Catharine Hill
- Oceane
- Mari Maria
- Nina Secrets
- Eudora
- LP Beauty