"Fale bem ou fale mal, mas fale de mim", a letra da música reproduzida no Brasil por diversos cantores exemplifica bem uma estratégia de marketing adotada por influenciadores, marcas e empresas, para se manter em alta no mercado. O método - considerado arriscado por especialistas - pode dar certo, e o exemplo disso é a empresária Bianca Andrade, que lança oficialmente, nesta terça-feira (25 de junho), sua nova linha de maquiagens.
A chamada "Boca Rosa Beauty" agora é independente da Payot, parceria que durou 5 anos e resultou em um faturamento total de R$ 500 milhões. A marca ganhou uma nova identidade visual e produtos apresentados como "inovadores" no mercado nacional. A carioca da Maré aposta alto e pretende continuar faturando milhões, mas agora com uma linha própria.
A estratégia é ‘fazer barulho’
A proposta da nova Boca Rosa é oferecer uma linha de cosméticos práticos, inovadores e de qualidade. Para gerar impacto no mercado nacional e nas redes sociais, a equipe da digital influencer aposta, há mais de um mês, na alta divulgação e na valorização das características inovadoras dos produtos.
O primeiro “burburinho” criado pela nova marca foi divulgado pela própria Bianca Andrade ao criar a trend “pó solto x pó compacto”, que tomou conta das redes sociais. Em vídeo, a influenciadora apareceu apontando as características de cada um, mas aproveitou para questionar a praticidade do pó facial solto.
"Quem foi que começou com essa história de trocar o pó compacto pelo pó solto?", perguntou aos seguidores.
O vídeo viralizou, gerou uma série de questionamentos e polemizou na web. Para muitos, os dois produtos entregam resultados diferentes, Bianca garante que não.
O estrategista de marketing Luciano Auto explicou, em entrevista ao portal O TEMPO, que a “polêmica” do pó facial não foi divulgada por acaso. Pelo contrário, o conteúdo foi pensado para gerar engajamento, despertar interesse e, futuramente, vendas.
"A estratégia de gerar polêmicas para se manter em alta, conhecida como marketing de guerrilha, ou o marketing de choque ("shock marketing"), visa atrair atenção de forma rápida e impactante. Envolve ações provocativas ou inesperadas que geram discussão e engajamento. Funciona ao criar um burburinho ao redor da marca", explicou o especialista.
No caso da Boca Rosa, o plano aparentemente tem dado certo. A empresária colocou milhões de pessoas para falar da sua marca mais de um mês antes do lançamento oficial e da venda dos produtos, que inclui um pó facial compacto. Por outro lado, Luciano afirma que a estratégia requer cuidados e limites.
"A polêmica pode aumentar a visibilidade, mas é essencial equilibrar para não alienar os consumidores. Embora a estratégia esteja funcionando para Bianca Andrade, há limites. O uso excessivo de polêmicas pode desgastar a imagem da marca e reduzir a confiança dos consumidores. Por outro lado, um grande ponto de apoio para esta estratégia é a sua comunidade já criada que pode potencializar o buzz ou apoiar, e defender, o influenciador num momento de crise”, comentou.
Produtos Inovadores
Bianca Andrade também enfatiza em suas peças de divulgação que a nova marca traz para o mercado produtos inovadores. A base em formato stick, por exemplo, é apresentada como um diferencial da Boca Rosa Beauty.
"Stick está bombando muito lá fora e não é à toa. A praticidade é o nome dela", disse Bianca, em vídeo de divulgação do produto. Porém, esse formato já está disponível no mercado nacional no portfólio de outras marcas como Avon, Catherine Hill e Eudora.
Bianca também vende o produto com base em sua fórmula inovadora: "FPS 30, resistente à água, vegana, hipoalergênica, dermatologicamente testada e oftalmologicamente testada também", disse em vídeo. Essas características, no entanto, já estão presentes em vários outros produtos disponíveis no mercado há anos.
Em vídeo publicado no Instagram, a cosmetóloga Liliane Guzz, especialista em formulação de maquiagens, fez críticas ao apelo da carioca.
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Estratégia de risco
Para o marketing, essa também é uma estratégia arriscada.
"Pode ser um plano para destacar-se no mercado. No entanto, afirmar exclusividade onde não há, pode ser visto como propaganda enganosa, especialmente se a expectativa do consumidor não for atendida. Transparência é essencial para evitar problemas legais e manter a confiança dos clientes. A comunicação deve ser clara e precisa para evitar mal-entendidos", diz Luciano Auto.
Os novos tons de base e a aceitação do público
Para quem realmente trabalha e usa a maquiagem no dia a dia, o lançamento de Boca Rosa chama atenção por apresentar uma variedade de 50 tons com cores que prometem atender uma grande parcela da população brasileira. Larissa Magnavita (@larimagnativa), maquiadora e criadora de conteúdo de beleza, acredita que esta é, sim, uma revolução para o mercado.
"Precisamos destacar a importância de valorizar e reconhecer a diversidade de cores no Brasil. Como maquiadora, estou acostumada a ouvir relatos de homens e mulheres que não usavam maquiagem, porque nunca encontraram uma marca que respeitasse a nossa diversidade, em tons e subtons. Algumas pessoas acreditaram por muito tempo que a maquiagem não era para elas", afirmou a maquiadora.
Magnativa também relembra que outras marcas brasileiras podem ter servido de inspiração para Boca Rosa:
"Quando vi que o Tássio Santos havia participado do desenvolvimento deste produto, sabia que a Bianca traria um impacto na cartela de cores. Ele é uma referência quando o assunto é maquiagem para pele preta e já havia feito parte de um lançamento revolucionário em 2020, quando a Bruna Tavares lançou uma base com 30 tons. E essa é a beleza de ver a evolução no mercado nacional, né? Ver que uma marca tem estimulado outras a fazerem mais para que a maquiagem no Brasil seja cada vez mais democrática", afirma Larissa.
A maquiadora também elogia o mercado nacional e acredita que a novidade de Boca Rosa chega para somar a outras que já existem.
"O mercado nacional de maquiagem entrega produtos com texturas, acabamentos e resultados incríveis e isso faz com que eu não sinta falta de muita coisa. Acho que nossas marcas têm suprido muito bem algumas lacunas que existiam anos atrás e, o melhor, com muita qualidade e com opções de preço acessível. Ainda com toda a riqueza dos produtos do Brasil”, disse.
Quem é Boca Rosa
Bianca Andrade tem 29 anos e começou a chamar a atenção na adolescência, quando criou um blog de maquiagem e posteriormente um canal no YouTube, onde se dedicava a dar dicas de moda e beleza. Umas das pioneiras na produção deste tipo de conteúdo, Andrade ficou nacionalmente conhecida como "Boca Rosa" por aparecer nas imagens sempre usando um batom rosa.
Em 2018, a carioca criada na Maré, subúrbio do Rio de Janeiro, se tornou empresária, lançando sua linha de maquiagem em parceria com a empresa Payot, chamada "Boca Rosa Beauty by Payot". Durante cinco anos de parceria com a multinacional, a marca foi sucesso de vendas no Brasil e faturou milhões.
Bianca também é influenciadora digital, atriz e participou do Big Brother Brasil 20. No programa, a empresária saiu cancelada, mas conseguiu emplacar e fazer o marketing da sua linha de maquiagens. Uma cena em que ela aparece chorando, mas com a maquiagem intacta, viralizou nas redes sociais e, até hoje, é lembrada como referência de produtos de qualidade.
Em seu Instagram, Bianca recentemente disse que " Quando um produto tem qualidade, não tem cancelamento que tire ele da boca do povo", o que volta a reafirmar a estratégia do “choque” adotada pela empresária de sucesso.