O sonho de muitos brasileiros em perder alguns quilos extras pode parecer ainda mais complicado no frio, já que é nesta época do ano que as comidas típicas de festas juninas e julinas se tornam uma tentação para qualquer dieta. Porém, estudos indicam que resistir aos sabores da canjica, caldos, feijão tropeiro, e consumir esses alimentos com equilíbrio, podem ser boas alternativas para quem quer emagrecer. 


Começar a mudança de hábitos no frio, ao contrário do que muitos pensam, é uma boa opção para acelerar o processo de emagrecimento. Isso porque quando estamos expostos a temperaturas mais baixas, o corpo gasta mais calorias. 


Entenda:


"O nosso corpo precisa manter a temperatura corporal constante, então, no período frio, obviamente nós vamos gastar mais energia corporal para manter essa temperatura. O nosso consumo de calorias no corpo, durante o frio, vai ser maior simplesmente para manter a temperatura corporal", explica o médico gastroenterologista Bruno Queiroz Sander.


Por outro lado, esse gasto maior de energia faz com que o nosso  apetite também aumente nesta época do ano e, com exageros, o que poderia ajudar acaba atrapalhado: 


"Sim, é natural sentir mais fome no frio, já que é necessário um maior gasto calórico para manter a temperatura corporal. O seu corpo vai exigir de você uma quantidade maior de energia, e a forma que o seu corpo tem de te cobrar isso é fazendo com que você coma mais. É aí que vem o cuidado para não exagerar e ganhar peso", afirma Sander.


Equilíbrio


Mas para quem consegue manter o equilíbrio e hábitos saudáveis durante todo o ano, no inverno, a perda de peso se torna ainda mais rápida e possível:


"Se a pessoa mantiver o mesmo consumo calórico do verão, teoricamente ficará mais fácil perder peso", diz Sander.


O médico também salienta que manter hábitos saudáveis não exclui a possibilidade de consumir os alimentos típicos e amados das festas juninas e julinas, comuns em todo o Brasil  neste período do ano.  Bruno Sander defende que, com equilíbrio e disciplina, é possível aproveitar a culinária brasileira:


"No geral, a regra que se aplica nessa época é a mesma regra para o resto do ano, que é ter equilíbrio, cautela e tentar comer pouco. Tudo sem exageros e de forma que a alimentação possa ser algo saudável e natural. Isso é o grande grande segredo para o sucesso e para não ganhar peso", finaliza Bruno Sander.