Entre 1º de outubro e 1º de dezembro de 2024, a exposição “Nó - o enlace da renda e da chita" na Casa Fiat de Cultura” celebra a diversidade e a riqueza das influências culturais que formam a identidade brasileira. Numa realização conjunta entre a Casa Fiat de Cultura e o Museu A CASA do Objeto Brasileiro, e parceria com a Escola de Design da UEMG, a mostra tem o objetivo de valorizar o legado ancestral que permeia esses tecidos, destacando o diálogo entre o design e o artesanal.

São 25 modelos de renda e chita criados por renomados estilistas brasileiros de diversas gerações como Ronaldo Fraga, Graça Ottoni, Renato Loureiro, Dudu Bertholini, Glória Coelho, Zuzu Angel, Lino Villaventura, Luiz Cláudio, além de nomes que mostram a força e a vivacidade da nova geração como Criola e Aislan Batista. Com curadoria de Carolina Bicalho, Renata Mellão, Silvia Fernandes e Sonia Kiss, a mostra enfatiza a pluralidade cultural do país e a valorização da tradição popular e do que transforma o comum em extraordinário. A exposição é inédita e apresenta peças feitas especialmente para a mostra, como é o caso dos modelos exibidos por estilistas mineiros e a obra da artista Ana Vaz. Toda programação da Casa Fiat de Cultura é gratuita.  

A renda e a chita são tecidos permeados por histórias. A chita, introduzida no Brasil no período colonial, no século 19, proveniente da Europa e com antecedentes na Índia, tornou-se um símbolo da brasilidade com presença marcante em festas populares, religiosas, em manifestações artísticas e no design. Alcançou o território nacional após sua produção em escala pelas centenárias fábricas têxteis de Minas Gerais. Já a renda, com origem na Europa, se firmou como patrimônio imaterial, mantido pelas mãos habilidosas de artesãs de várias comunidades espalhadas por todo o território brasileiro. Para a curadoria, a exposição amplia o olhar sobre esses tecidos ancestrais e abre caminho para uma nova apreciação dos seus significados históricos e contemporâneos. “Este diálogo entre o local e o global, o artesanal e o industrial, reverbera nas peças expostas, evidenciando o papel da moda como um patrimônio vivo e dinâmico.” 
 

A coexistência da chita e da renda no Brasil reflete a rica diversidade estética e cultural do país. Enquanto a chita, com suas cores vibrantes e textura rústica, representa a cultura popular e festiva, a renda, com sua delicadeza e padrões intrincados, simboliza o trabalho artesanal refinado. Juntas, essas tradições têxteis evidenciam o contraste e a harmonia entre o popular e o sofisticado, o vibrante e o delicado. “Nessa trama da renda e da chita, a moda revela sua potência como forma de expressão da cultura coletiva. Numa composição de formas e linguagens, os estilistas traduzem a sofisticação e a beleza do fazer artesanal e nos conduzem às raízes e à diversidade que tecem a identidade brasileira”, reflete o presidente da Casa Fiat de Cultura, Massimo Cavallo.  

A exposição “Nó - o enlace da renda e da chita na Casa Fiat de Cultura” é uma realização da Casa Fiat de Cultura, do Museu A CASA do Objeto Brasileiro e do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Conta com o patrocínio da Fiat, copatrocínio da Stellantis Financiamento, do Banco Stellantis, do Banco Safra, da Usiminas e da Sada. O evento tem apoio institucional do Circuito Liberdade, além do apoio do Governo de Minas, do Programa Amigos da Casa e da parceria com a Escola de Design da Universidade Estadual de Minas Gerais. 

Exposição Nó o enlace da renda e da chita na Casa Fiat de Cultura. Foto?: Ilana Lansky/divulgação

 

Os núcleos da exposição  

A exposição estará dividida em quatro núcleos que propõem reflexões sobre a importância da moda e dos saberes ancestrais na construção da identidade brasileira. “A trama de todos nós” exalta a liberdade de criação e a diversidade do povo brasileiro. “O desenho de linhas e flores” destaca a força das mulheres e da oralidade das tradições na preservação da herança cultural que une história e identidade, misturando tradição e inovação. O núcleo “o precioso popular” procura direcionar o olhar sobre as formas, as composições e os significados evidenciados pela cultura da moda. Já “o enlace do fio e do corpo” enfatiza a singularidade do diálogo entre as formas e os corpos, que traduzem narrativas e estéticas em um manifesto de beleza, plenitude, aceitação e autoexpressão. Cada um deles apresentará modelos criados com renda e chita, perfazendo um arco de 50 anos, num acervo que vai dos anos 1970 a 2024 e cria camadas de entendimento cultural, de moda e de design, ao explorar a interação entre as pluralidades visuais e comportamento.

   

Durante o percurso expográfico, o público reconhecerá trabalhos de consagrados estilistas brasileiros como Lino Villaventura, Marcelo Sommer, André Lima, Walter Rodrigues, Liana Bloisi, Karlla Girotto, Reinaldo Lourenço, Samuel Cirnansck, Huis Clos, Adriana Barra, Dudu Bertholini e Glória Coelho. Além de grandes nomes de Minas Gerais, como Luiz Claudio, da Apartamento 03, Renato Loureiro, Graça Ottoni, Ronaldo Fraga, Victor Dzenk e Aislan Batista. A curadoria da exposição explica que “eles revelam em suas criações a criatividade, o talento e a ousadia nesse processo de reapropriação dos códigos culturais brasileiros na moda autoral”. 

 

Os modelos apresentados na mostra também refletem o caráter de vanguarda presente nas formas e linguagens, como o vestido de noiva de Zuzu Angel, natural de Curvelo/MG, considerada a primeira mulher estilista brasileira e pioneira em destacar a brasilidade em seus desfiles-manifesto nos anos 1970. Já o manto da artista visual Criola, revela seu olhar para a ancestralidade afro-brasileira, que ganhou atenção do mundo em sua recente criação para a equipe olímpica de skate do Brasil.   

 

Para destacar a importância “do fazer”, da tradição que é passada de geração em geração, a exposição apresenta alguns objetos históricos do Memorial do Bordado, como bilros, moldes e fitilhos de renda renascença. E um vídeo com depoimentos de rendeiras brasileiras que mostram suas rotinas, técnicas e histórias daquelas que estão em constante desenvolvimento e aprendizado – um projeto que foi desenvolvido pelo “Museu A CASA do Objeto Brasileiro”, com coordenação do estilista Dudu Bertholini. O projeto teve o objetivo de promover a parceria entre designers e rendeiras de várias regiões do país, dando origem a alguns modelos que, inclusive, estão presentes na mostra. No vídeo é possível acompanhar a rotina das rendeiras na criação das rendas filé, bilro, labirinto, renascença, irlandesa e francesa.  

 

Ao observar a criação dos estilistas em cada modelo, muitas vezes não é possível perceber e identificar os tipos de renda presentes na exposição. Assim, uma parede com as características e exemplares de cada renda vão revelar a delicadeza e a precisão de cada nó, cada trama. Nesse deslocamento estimulado pelos modelos em exibição, a memória afetiva daqueles que já viram essas rendas em suas casas, seja em decoração de utensílios domésticos ou em enxovais personalizados, revela que essa tradição faz parte da vida de cada um. Além disso, em um mapa, feito especialmente para a exposição, será possível conhecer os trajetos continentais que a chita percorreu até chegar no Brasil, onde encontrou novas inspirações que fizeram deste tecido elemento essencial para a cultura brasileira. O público também poderá conferir ensaios realizados entre 2005 e 2015 pelos premiados fotógrafos de moda: Jacques Dequeker e Guilherme Licurgo. 

 

A cenografia criada pelos arquitetos Paulo Waisberg e Clarissa Neves para a mostra completa a experiência do visitante. Logo na entrada da Casa Fiat de Cultura, a chita é usada como matéria-prima para conduzir o olhar do público para o que será revelado. Outros elementos como moringas, bambu, palha e flores são usados para construir uma atmosfera de brasilidade. “Usamos materiais que fazem parte do nosso cotidiano como pano de fundo e invocamos objetos e texturas para auxiliar a passar a mensagem da melhor maneira para quem visitar a exposição”, explica Waisberg.  

 

A chita foi rendada  

Em uma homenagem a chita e a renda, a artista plástica Ana Vaz criou uma instalação especialmente para esta mostra. Ela utilizou a técnica do tricot, com cerca de 4.500 pontos em grande escala para a construção da trama. Foram utilizados 200 metros de tecido provenientes da Fabril Mascarenhas, cortados em tiras de 20 centímetros. Seu processo de criação se deu em uma imersão de seis dias e noites com a colaboração de duas assistentes. 

 

“Uma trama desconstrói o tecido para depois construir uma nova forma”, assim foi pensada esta obra, revela a artista Ana Vaz. “Ao receber o material, eu não tinha escolha das cores e formas dos desenhos e o desafio foi o grande ponto positivo deste projeto. Eu precisava fazer de uma forma intuitiva, que revelasse o meu modo de fazer, mas sem muito rigor. De forma livre o processo de criação fluiu: eu fui rendando a chita, em um debruçar no fio para dar forma a ele e assim construir algo novo”.  

 

A instalação se apresenta em uma contraposição aos modelos da exposição, que têm uma forma definida, corte, costura, acabamentos. Já na obra de Ana Vaz, o único ponto existente são os de união de uma tira a outra, para que a sua grandeza fosse criada, em grande escala e sem borda ou acabamentos. “A chita está como ela é, sem acabamento, sem passar, sem modelar. Em uma desordem da forma, desfiada e com fio solto, mas em uma construção de significados que falam de história, ancestralidade e identidade brasileira. Desejo que todos se sintam tocados por essa obra”, explica a artista.  

 

Estilistas 

·       Karlla Girotto, São Paulo 

·       Sonia Kiss, São Paulo 

·       Ronaldo Fraga, Belo Horizonte 

·       Reinaldo Lourenço, São Paulo 

·       Liana Bloisi, São Paulo 

·       Renato Loureiro, Belo Horizonte 

·       André Lima, São Paulo 

·       Walter Rodrigues, São Paulo 

·       Graça Ottoni, Belo Horizonte 

·       Marcelo Sommer, São Paulo 

·       Lino Villaventura, Belém  

·       Samuel Cirnansck, São Paulo

·       Huis Clos, São Paulo

·       Zuzu Angel, Rio de Janeiro 

·       Aislan Batista, Belo Horizonte 

·       Luiz Cláudio, São Paulo 

·       Victor Dzenk, Belo Horizonte 

·       Adriana Barra, São Paulo 

·       Dudu Bertholini, São Paulo 

·       Glória Coelho, São Paulo 

·       Criola, Belo Horizonte 

 

Exposição | Nó - o enlace da renda e da chita na Casa Fiat de Cultura

Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – BH/MG  

Período expositivo: 1º de outubro a 1º de dezembro de 2024 
Visitação presencial: terça-feira a sexta-feira das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h (exceto segundas-feiras)   

Tour virtual no site: www.casafiatdecultura.com.br