Você sabe como surge uma tendência na moda? Muito antes das roupas e acessórios aparecerem nas vitrines das lojas, estilistas e designers já estão trabalhando na criação de peças que vão bombar nos próximos meses. O Minas Trend, maior salão de negócios da América Latina, é um “spoiler” das principais apostas das próximas temporadas.
No evento, são apresentadas coleções que refletem pesquisas de comportamento, influências culturais e inovações tecnológicas. É nesse ambiente que tendências que já estão nas passarelas e, em breve, nas ruas e no guarda-roupa de muita gente são apresentadas.
A reportagem do portal O TEMPO visitou os estandes do evento e te mostra tendências que estarão em alta nos próximos meses.
Veja abaixo:
-Estilo Boho
O estilo que tem influência dos povos originários e resgata a cultura e estética desses povos foi, sem dúvidas, um dos assuntos mais comentados na 33ª edição do Minas Trend. Em diversos estandes foi possível observar a tendência se refletindo em roupas, acessórios e bolsas.
No vestuário feminino, o estilo Boho aparece em roupas com movimentos e babados.
“A influência do Boho está vindo muito forte para as próximas coleções. Está aparecendo muito nos desfiles da Europa. Nela, os babados são colocados estrategicamente para criar movimento nas peças”, explica a estilista Giovana Andreassa, da marca gaúcha Moni.
-Bordado Guipir
O estilo Boho também valoriza o artesanato, texturas e cores, o que faz com que o bordado guipir, feito em uma renda vazada, também ganhe força no vestuário feminino.
“É um bordado muito mais sofisticado, feito com fio de algodão em cima do tecido. Os fios soltos dão uma visibilidade muito mais elegante no look. O bordado em Guipir é muito famoso desde a Antiguidade. Algumas peças mais antigas eram feitas em guipir para mostrar uma questão de valor nas peças e destacar quem tinha mais poder aquisitivo”, completa a estilista Giovana.
Esse tipo de roupa também valoriza a transparência, que se torna ainda mais elegante e sexy.
-Bolsas de franja
As franjas também estão com tudo e serão tendências para os próximos meses, mais uma vez, influenciadas pelo estilo que valoriza as características dos povos originários. Nas bolsas, elas são vistas em tons terrosos.
“A franja é uma protagonista dessa tendência Boho. E aí a gente traz o nosso modelo clássico com as franjas em camurça, porque camurça também é um material que é super forte nessa estação”, afirma Ana Garzon, produtora e empresária da marca Garzon.
-Bolsa Hobos
As Hobos, bolsas de uma alça só, também são tendências de destaque. Para Ana, elas representam a mulher atual:
“Esse shape é muito comercial, ele é muito prático, focando muito na usabilidade do produto, na praticidade que a mulher contemporânea precisa no dia a dia dela”, explica.
-Sapatos coloridos
As cores aparecerão fortes no verão 2026, principalmente nos sapatos. A ideia é combinar os tons terrosos das peças com cores mais vibrantes nos pés.
“A gente faz várias cores e todas combinam com tudo. Roupas em tons mais neutros combinam com um sapato mostarda ou com um laranja e queimado. A nossa cartela de cor tem vinte cores que casam com o nosso trabalho autoral e com os enfeites do estilo Boho”, afirma Débora Germani- expositora e criadora da marca mineira que leva o seu próprio nome.
-Cintos com lenços
Os cintos e lenços também fazem parte do estilo Boho e estarão com tudo nos próximos meses, principalmente se forem usados juntos na cintura. O conjunto cria personalidade aos looks e pode ser usado de diversas maneiras.
“Eu acho que é uma tendência eterna, sempre se usou lenço na cintura e tal, o que a gente faz é dar um charme maior agregando o couro do cinto e as possibilidades de uso. Então, ele funciona tanto como fivela ou como o próprio cinto, usando somente o fechamento de couro", explica Helena Lima, produtora da loja alagoana acessore.me