O homem que executou 12 pessoas durante a sessão de estreia do filme "Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge", na madrugada desta sexta (20), em Aurora, no Colorado (EUA), disse que era o "Coringa" ao atirar.
Um policial de Nova York afirmou a agências de notícias que James Holmes, 24 anos, é um "indivíduo transtornado" e que "tinha o cabelo pintado de vermelho e disse que era o Coringa, obviamente o inimigo do Batman".
Ao todo, 71 pessoas foram atingidas, totalizando 12 mortos e 59 feridos. Os frequentadores do cinema teriam confundido, a princípio, os disparos com efeitos do filme. Holmes teria agido sozinho e não possuía qualquer passagem pela polícia.
Holmes estava vestido de negro e provavelmente usava máscara de gás, colete a prova de balas e capacete, além de portar carregador para 100 munições - comprado legalmente. O estudante de doutorado em neurociência pela Universidade do Colorado detonou explosivos para provocar fumaça na sala antes de atirar com um fuzil AR-15, uma escopeta calibre 12 e duas pistolas. O suspeito foi detido.