O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou neste sábado (30 de novembro) impor tarifas de 100% aos países do grupo Brics se tentarem acabar com a prevalência do dólar.

"Exigimos que esses países se comprometam a não criar uma nova moeda do Brics, nem apoiar qualquer outra moeda que substitua o poderoso dólar americano, caso contrário, eles sofrerão 100% de tarifas e deverão dizer adeus às vendas para a maravilhosa economia norte-americana", escreveu Trump em sua rede social, Truth Social.

Em outubro deste ano, o presidente Lula (PT) defendeu que o bloco de países emergentes avance na criação de meios de pagamento alternativos entre si, fugindo da necessidade de uso do dólar. O objetivo seria ver o bloco menos dependente do uso do dólar nas suas transações internas.

O Brasil, que assume a presidência do bloco a partir deste ano e durante 2025,  também pretende  ampliar a atuação do Novo Banco de Desenvolvimento, o banco do Brics, atualmente presidido pela ex-presidente Dilma Rousseff. (Da redação com informações da AFP)