O influenciador irlandês Dara Tah e um grupo de turistas foram ameaçados com arcos e flechas por membros de uma tribo isolada após tentarem estabelecer contato na província de Papua, na Indonésia. O incidente quando o grupo se aproximou da margem de uma selva em uma embarcação de madeira. Seguindo orientações do guia local, identificado como Demi, o influenciador ofereceu sal a um dos nativos, que o provou, cuspiu imediatamente e adotou postura ameaçadora.
A situação gerou tensão entre os visitantes, que decidiram recuar ao perceberem a hostilidade. O momento foi registrado em vídeo pelo próprio Dara Tah, que compartilhou a gravação em suas redes sociais. Vídeo já ultrapassa 18 milhões de visualizações.
@daratah Deep in the jungle of Papua... Just tried to make contact with a cannibal tribe LOL Will try again tomorrow. Wish us luck 😅 #cannibal #tribe #adventure #deadly #survival ♬ original sound - Dara Tah
"Acho que eles estão apontando arcos e flechas para nós, mano", disse um dos tripulantes durante o incidente. O próprio Dara Tah confessou estar com medo. "Sério, isso é assustador. Os arcos são enormes", disse enquanto tentava acenar para os nativos.
"Meu Deus, parece que ele não gosta disso", afirmou o influenciador após um dos membros da tribo rejeitar o sal. Em seguida, ele admitiu a necessidade de recuar. "Certo, pessoal, talvez seja melhor voltarmos".
O guia Demi encerrou a situação com um pedido de desculpas ao grupo. "Sinto muito por ter trazido vocês aqui".
Papua está localizada na metade ocidental da Nova Guiné e abriga mais de 250 tribos com línguas e culturas próprias. Muitas dessas comunidades mantêm pouco ou nenhum contato com o mundo exterior.
O contato com tribos isoladas representa não apenas risco de conflito direto, mas também perigos sanitários para as comunidades nativas, que podem ser expostas a doenças para as quais não possuem imunidade.
Essa não foi a primeira aventura controversa protagonizada por Dara. Com mais de 827 mil inscritos em seu canal no YouTube e 721 mil seguidores no TikTok, O influenciador já se filmou na Ilha Gruinard, na Escócia, área contaminada por antraz. O irlandês também explorou a proibida "Ilha do Homem Morto" em Kent, na Inglaterra, passou 48 horas em um complexo desativado de mísseis Titan II no Arkansas, nos Estados Unidos, e permaneceu três noites na "Ilha da Cobra" em Bornéu, na Indonésia, conhecida pela presença de víboras venenosas.