Kamala Harris acusou Donald Trump de mentir repetidamente sobre seus esforços para acabar com as proteções federais ao aborto, afirmando durante o debate desta terça-feira (10) que a política do ex-presidente republicano sobre os direitos reprodutivos era "insultante para as mulheres dos Estados Unidos".

"Vocês vão ouvir um monte de mentiras", disse a vice-presidente Kamala. "Donald Trump escolheu pessoalmente três membros da Suprema Corte dos Estados Unidos com a intenção de que eles derrubassem as proteções do caso Roe v. Wade, e foi exatamente isso que fizeram, conforme ele pretendia."

O direito ao aborto é um tema que Kamala defende com veemência e sobre o qual Trump prefere não se aprofundar para evitar a perda de votos.

O primeiro debate entre a democrata e o republicano acontece na Filadélfia, berço da democracia americana e onde se acredita que a primeira bandeira dos Estados Unidos foi costurada.

A cidade fica no estado da Pensilvânia, um dos sete estados-pêndulo, que votam em um partido ou outro dependendo dos candidatos. Isto concede a tais estados uma influência gigantesca nas eleições devido ao sistema de votação por sufrágio universal indireto.

(AFP)