O estado da Flórida, no sudeste dos Estados Unidos, está se preparando para a possível chegada da tempestade tropical Helene. De acordo com os serviços meteorológicos dos EUA, o fenômeno pode ocorrer na próxima quinta-feira (26) na forma de um grande furacão.

Segundo o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos, em seu último boletim, a tempestade, que ainda está no Caribe, deve se intensificar rapidamente ao passar pelas águas do Golfo do México. 

É esperado que a Helene se torne um furacão na quarta-feira e atinja pelo menos a categoria 3 de 5 na escala Saffir-Simpson na quinta, antes de atingir a Flórida.

O governador da Flórida, Ron DeSantis, declarou estado de emergência em 41 dos 67 condados - uma medida que ajuda a acelerar os preparativos para lidar com a tempestade - e mobilizou a Guarda Nacional. 

“Há um risco significativo de tempestades, inundações e erosão costeira, chuvas fortes, inundações repentinas e ventos prejudiciais” ao longo da Costa do Golfo, afirma a ordem executiva assinada por DeSantis. 

Se as previsões do NHC forem confirmadas, o Helene será o furacão de categoria mais alta a atingir os Estados Unidos em mais de um ano. O último furacão dessa magnitude a atingir o país foi o Idalia, que atingiu a parte noroeste do estado em agosto de 2023 como um furacão de categoria 3.

Com base na trajetória atual da tempestade, ela deve atingir a mesma região que o Idalia e o furacão Debby, de categoria 1, que atingiu a Flórida no mês passado. O NHC emitiu um alerta de tempestade tropical para o oeste de Cuba, a Ilha Grand Cayman e o leste da Península de Yucatán, no México.

(Por Agence France-Presse)