A Guarda Civil espanhola anunciou, nesta segunda-feira (11), que desmantelou um grupo acusado de organizar “retiros espirituais” onde eram oferecidas drogas alucinógenas a clientes de todo o mundo.

A organização possuía uma vila em Pedreguer, no sudeste da Espanha, e oferecia hospedagens de mais de 1.000 euros (1.160 dólares ou 6.318 reais) que incluíam o consumo de ayahuasca, cacto de São Pedro e um veneno de rã chamado kambó.

"Os retiros foram realizados em grupos, de até 20 participantes, que foram atendidos por seis funcionários da organização durante as 'viagens astrais'", declarou a Guarda Civil em um comunicado.

Uma foto publicada pelo corpo de segurança mostra uma grande sala cheia de colchões no chão, com garrafas de água, caixas de tecidos e uma guitarra instalada contra a parede.

Segundo a Guarda Civil, o grupo organizou vários retiros durante uma semana e ganhou centenas de milhares de euros em receitas – que não declarou – no ano passado.

A organização vende os retiros pela Internet, prometendo uma experiência “mística” com benefícios para a saúde, ou que atraia clientes “de todo o mundo, em sua maioria oriundos de países europeus”.

Os agentes prenderam dois homens e uma mulher suspeita de dirigir o grupo e seguiram investigando outras cinco pessoas que seriam "guias espirituais". Eles podem impedir acusações de tráfico de drogas, lavagem de capitais e associação ilícita.

Também apreenderam 11 litros de ayahuasca, 117 plantas de cactos de São Pedro e kambó, uma substância viscosa obtida das secreções defensivas da pele de uma rã gigante amazônica.