Um orbe brilhante e giratório foi avistado por vários minutos em diferentes regiões da Inglaterra e do País de Gales nessa segunda-feira (24), deixando população do país intrigada. Muitos se perguntaram se o fenômeno seria um “portal” para outra dimensão ou até mesmo um sinal de contato extraterrestre.

No entanto, apesar da empolgação dos entusiastas de OVNIs, a explicação para o espetáculo celeste pode ser bem mais terrena. Especialistas acreditam que o fenômeno foi causado por um evento relacionado a um lançamento espacial da SpaceX, empresa de Elon Musk.

Resquícios de combustível podem ter criado o efeito visual

A suspeita é de que a nuvem em espiral tenha se formado a partir do combustível liberado por um foguete Falcon 9, lançado da Flórida, nos Estados Unidos. O foguete decolou às 17h50 (horário do Reino Unido) em uma missão secreta do governo norte-americano, designada como NROL-69, sob comando do National Reconnaissance Office (NRO).

Após completar sua missão, o Falcon 9 iniciou o processo de retorno à Terra. Nesse momento, qualquer combustível restante pode ter sido expelido, criando o efeito visual impressionante. A grandes altitudes, esse combustível congelado assume um formato espiral devido ao movimento do foguete. Quando a luz reflete nessa estrutura congelada, forma-se o misterioso orbe brilhante visto do solo.

Fenômeno impressiona e gera teorias nas redes sociais

Apesar da explicação científica, o fenômeno causou grande repercussão entre os britânicos. Milhares de pessoas recorreram às redes sociais para compartilhar imagens e levantar hipóteses sobre a origem do orbe luminoso.

O entusiasta sobre questões do espaço Damian Peach, por exemplo, relatou sua experiência no Facebook:"Enquanto observava Júpiter e Marte esta noite, notei por acaso um enorme redemoinho fantasmagórico vagando lentamente pelo céu do norte."

Embora o fenômeno tenha uma explicação científica, o espetáculo celeste serviu para reacender o fascínio humano pelo desconhecido.