O governador de Minas, Romeu Zema (Novo), lamentou a morte do papa Francisco. O pontifíce faleceu, na madrugada desta segunda-feira (21), aos 88 anos. No pronunciamento, o chefe do Executivo estadual publicou uma foto ao lado do religioso, registrada em 2023, quando Zema visitou o Vaticano. 

Nas redes sociais, o governador lamentou a morte. "Com pesar, nos despedimos do Papa Francisco. Líder que enxergou nos mineiros a alma da liberdade e da paz. Sua humildade e coragem inspiraram o mundo. Minas Gerais agradece e presta sua homenagem a esse grande homem que fez da fé um caminho de esperança e amor", disse Zema. 

Em respeito à morte de Francisco, o Governo de Minas decretou luto oficial de sete dias no estado. "Neste momento de consternação, o Governo de Minas presta sinceras condolências à Santa Sé, à Igreja Católica e a todos que se unem em oração pela partida de um homem que dedicou sua vida à fé, ao diálogo entre os povos e à promoção da paz e da justiça social", disse o Executivo em nota. 

Visita ao Vaticano

Em setembro de 2023, o governador se encontrou com Francisco, na Praça São Pedro, na Cidade do Vaticano. Na ocasião, o chefe do Executivo entregou ao religioso presentes que remetem à mineiridade: uma palma barroca, artesanato produzido na cidade de Sabará, na Região Metropolitano, e um café da cidade de Campos Altos, no Alto Paranaíba.

“Tive a satisfação de encontrar com o Papa, aqui no Vaticano, e considero um encontro extremamente emocionante, pois foi a primeira vez. Pedi a ele que reze por Minas e que abençoe nossa bandeira e os mais de 20 milhões de mineiros (...) Foi um encontro rápido, mas muito emocionante. E, a partir de agora, nós mineiros temos a benção do Papa ao nosso lado”, disse o governador à época.

Durante a conversa, o Papa destacou o papel dos mineiros na busca pela paz e pela liberdade, dizendo já ter ouvido histórias “de que os mineiros lutam para não fazer a guerra, nunca. Mas, quando estão na guerra, lutam para poder terminá-la, porque não a querem”, disse o líder religioso.