A China anunciou nesta sexta-feira (4) que aplicará tarifas de 34% sobre todas as importações de produtos dos Estados Unidos a partir de 10 de abril, como resposta às tarifas de Washington sobre produtos chineses.
O Ministério do Comércio também anunciou que aplicará controles de exportação sobre sete elementos das terras raras, entre eles o gadolínio, que é utilizado para ressonâncias magnéticas, e o ítrio, utilizado em produtos eletrônicos.
A medida é uma retaliação ao tarifaço de Donald Trump, anunciado na última quarta-feira. Na ocasião, a Casa Branca anunciou alíquotas para dificultar a importação de produtos, em mais um passo na política protecionista do republicano.
No caso da China, os produtos que deixarem a Ásia rumo aos Estados Unidos serão taxados em 54%. A alíquota entra em vigor em 2 de maio. Com a taxa, os preços dos produtos chineses comprados por americanos ficarão mais caros. Em 2024, os Estados Unidos importaram quase US$ 450 bilhões da China, evidenciando uma corrente de comércio intensa.
(Com AFP)