Sean McCann, irmão da menina Madeleine que desapareceu em Portugal em 2007, está sendo considerado para representar a Grã-Bretanha como nadador de estilo livre nas Olimpíadas de 2028. O jovem, atualmente estudante universitário de engenharia química, dedica 20 horas semanais aos treinos na academia.
Além da possível participação olímpica, Sean também é cotado para representar a Escócia nos Jogos da Commonwealth de 2026. O atleta já conquistou duas medalhas pela Escócia em competição internacional realizada na Espanha.
Sean iniciou sua carreira na natação competitiva aos 8 anos e acumulou diversos títulos estaduais e nacionais em sua categoria. "Aos dez anos, fui selecionado para nadar pelo City of Leicester, e desde então conquistei vários títulos estaduais, além de me tornar campeão regional e nacional na minha faixa etária. Para alcançar isso, tive que ser extremamente dedicado, acordando às 4 da manhã várias vezes por semana para treinar", escreveu o nadador em uma publicação recente nas redes sociais, feita depois que ele conseguiu uma bolsa para financiar o treinamento.
Na noite do desaparecimento de Madeleine, ocorrido em 3 de maio de 2007 na Praia da Luz, Sean e sua irmã gêmea Amelie estavam no mesmo quarto do resort em Portugal. Os gêmeos tinham apenas 2 anos e três meses na época. Segundo um amigo próximo da família, eles não têm idade para lembrar do momento do desaparecimento, mas precisaram lidar com essa ausência durante toda a vida.
"Eles sempre estiveram à sombra de Madeleine, sempre foram 'os gêmeos McCan'. Mas agora eles são jovens adultos, estão trilhando seus próprios caminhos", afirmou o amigo em entrevista ao “Mail”. O tio-avô Brian Kennedy disse: "Kate e Gerry estão satisfeitos com as conquistas deles, e com o fato de estarem construindo seus próprios caminhos na vida."
Amelie, irmã gêmea de Sean, também segue carreira universitária e esportiva, tendo participado de competições de cross-country e triatlo. Ela estuda no norte da Inglaterra, onde é descrita como popular e extrovertida entre os colegas.
Novas pistas sobre o desaparecimento
Recentemente, um disco rígido contendo "pistas perturbadoras" foi encontrado em um esconderijo de Christian Brueckner, principal suspeito do desaparecimento. As autoridades também localizaram 75 trajes de banho infantis, brinquedos, bicicletas pequenas, máscaras, armas sem licença, munições e substâncias químicas que podem causar inconsciência nas propriedades ligadas a Brueckner.
Um documento descoberto corrobora o depoimento de um informante que afirma que Brueckner confessou o assassinato de Madeleine em 2008, aproximadamente um ano após o desaparecimento. As novas evidências apontam para a possibilidade de que a menina tenha morrido logo após seu sumiço.
O caso de Madeleine McCann completará 18 anos em maio de 2025. Em comunicado recente sobre o aniversário do desaparecimento, seus pais expressaram: "Ao chegarmos ao 18º aniversário do sequestro de Madeleine, gostaríamos de agradecer mais uma vez aos nossos fieis apoiadores por continuarem ao nosso lado e nunca esquecerem da Madeleine. Os anos parecem passar ainda mais rápido e, embora não tenhamos notícias significativas para compartilhar, nossa determinação em 'não deixar pedra sobre pedra' continua firme. Maio também é o aniversário da Madeleine – seu 22º neste ano. Não importa o quão perto ou longe ela esteja, ela continua bem aqui conosco, todos os dias, mas especialmente em seu dia especial. Continuamos a celebrá-la como a pessoa linda e única que ela é. Sentimos sua falta."