Após ser escolhido como o novo líder da Igreja Católica nessa quinta-feira (08/05), o papa Leão XIV celebra sua primeira missa nesta sexta (09/05). A Santa Missa é conduzida a partir das 6h (horário de Brasília) na Capela Sistina, mesmo templo onde, um dia antes, os cardeais se reuniram para elegê-lo.
A Santa Missa do papa Leão XIV é fechada ao público e celebrada somente com a presença dos cardeais que participaram do Conclave e outros cardeais mais velhos que não puderam votar, mas é transmitida ao vivo no canal do YouTube do Vaticano. Acompanhe a cerimônia:
A primeira missa do papa Leão XIV é um momento importante porque pode dar sinais sobre os temas que serão mais explorados por ele em seu papado e também como será sua postura na liderança da Igreja. É interessante observar o que será dito na homilia — o momento de pregação na missa. Veja o início da missa:
Após ser escolhido como o novo líder da Igreja Católica nessa quinta-feira (8), o papa Leão XIV celebra sua primeira missa nesta sexta (9). A Santa Missa é conduzida a partir das 6h (horário de Brasília) na Capela Sistina, mesmo templo onde, um dia antes, os cardeais se reuniram… pic.twitter.com/ECBw8FZC9m
— O Tempo (@otempo) May 9, 2025Em seu discurso inaugural aos fiéis na quinta, Leão XIV proferiu, em italiano, as primeiras palavras que Jesus Cristo teria dito após a ressurreição, segundo a tradição católica, e pediu por paz no mundo.
Leia também. Papa Leão XIV: internet resgata foto antiga de Prevost tomando cerveja em BH
Na primeira missa do papa Francisco, o falecido pontífice utilizou uma linguagem direta sem ler um texto pronto, o que já realçava a relativa simplicidade com que conduziria sua gestão. Ele também destacou temas que seriam caros a ele durante seu papado, como a humildade. Foi uma cerimônia diferente da conduzida por Bento XVI, que preferiu utilizar o latim.
Próximos compromissos do papa Leão XIV
Neste domingo (11/05), o papa Leão XIV retornará à sacada central da Basílica de São Pedro, onde falou aos fiéis como pontífice pela primeira vez na quinta, para recitar a oração do Regina Coeli (“Rainha do Céu”, em latim), em honra a Nossa Senhora. Na segunda-feira (12/05), ele se reunirá com a imprensa, momento em que pode encarar perguntas difíceis, como questionamentos sobre um suposto acobertamento de abusos sexuais nos anos 80 e 90 e sobre falas condenatórias à população LGBTQIAPN+.