Enquanto os brasileiros aguardam o SUV médio C10 da chinesa Leapmotor, um modelo que chegou a ser cotado para o nosso mercado está causando frisson na Polônia com um plano de assinatura de dar inveja: apenas R$ 118/mês.

O compacto elétrico T03, montado na ex-fábrica do Fiat 500, na Polônia, oferece uma relação custo-benefício que justifica o "preço camarada", menor do que muitos planos mensais premium de celular disponível hoje no Brasil, por exemplo.

Como é o T03 vendido na Polônia

O T03, que chegou a ser candidato a estrear no Brasil, mostra seu potencial na Europa. O carrinho  chinês tem motor elétrico de 95 cv e acelera de 0 a 100 km/h em 12,7 s. Sua autonomia é de até 395 km (no ciclo WLTP).

Em abril deste ano, o Autotempo teve a oportunidade de ter um breve contato com o T03 em uma concessionária da Leapmotor em Xangai, na China.

O compacto se destaca por oferecer equipamentos como teto panorâmico, piloto automático adaptativo, alerta de ponto cego, entre outros. Para venda, o modelo custa cerca de R$ 100 mil na Polônia.

Plano de assinatura como atrativo

O verdadeiro choque mesmo está no programa SimplyDrive, lançado pela Leapmotor com a assinatura do T03 com uma franquia de quilometragem de 10 mil km anuais.

O plano custa R$ 118 mensais, para pessoas jurídicas, e salta para R$ 227/mês para contratos de pessoa física, mediante entrada de R$ 45 mil.

Por que a conta fecha?

O valor irrisório tabelado pela Leapmotor para o mercado polonês só é possível graças aos subsídios do governo que paga até R$ 36 mil do veículo, além de mais R$ 6 mil extras, caso o comprador tenha uma renda anual inferior a R$ 162 mil. 

Se o cliente estiver comprando o T03 na troca de um carro a combustão, o governo banca um subsídio extra de até R$ 12 mil. Com tudo isso, o saldo restante a pagar, além da entrada, fica em cerca de R$ 3 mil.

Quem optar por apenas assinar o carro elétrico da Leapmotor, basta devolvê-lo a concessionária após o vencimento do contrato de 2 anos.