Uma mulher de 50 anos perdeu o braço após ser atacada por uma leoa no Zoológico Darling Downs, em Queensland, na Austrália. O incidente ocorreu no sábado (5/7) pela manhã, enquanto ela observava tratadores trabalhando na área de carnívoros do zoológico.

A vítima estava posicionada do lado de fora do recinto quando a leoa avançou e agarrou seu braço. O animal não precisou sair de sua área confinada para realizar o ataque. Após o incidente, a mulher foi transportada de helicóptero para o Hospital Princess Alexandra, em Brisbane, onde passou por cirurgia de emergência.

"Isso é algo que ela fez muitas, muitas vezes nos últimos 20 anos", afirmou o zoológico em comunicado oficial. "Ela conhece bem os protocolos de segurança relacionados a animais potencialmente perigosos." A instituição descreveu a mulher como uma "integrante muito querida" de sua família estendida, esclarecendo que ela não é funcionária, tratadora ou visitante comum.

Até a tarde de segunda-feira, a vítima permanecia em condição estável. O zoológico confirmou que a mulher perdeu o braço como resultado do incidente.

A administração do Darling Downs informou que a leoa não será sacrificada. "Ela não estava com fome, magra, provocada ou torturada — é um leão", explicou o comunicado. "Vem de uma longa linhagem de leões nascidos em cativeiro na Austrália, mas ainda assim é um leão, não um animal de estimação."

A Secretaria de Saúde e Segurança no Trabalho de Queensland realizou uma investigação inicial sobre o ocorrido. O zoológico informou que não pode fornecer detalhes adicionais até que a mulher esteja recuperada para falar sobre o incidente.

O estabelecimento reabriu na terça-feira com sua programação regular. A administração criticou o que chamou de "informações incorretas" divulgadas por alguns veículos de mídia.

"Somos extremamente gratos ao QAS, QPS e LifeFlight por seu pronto atendimento", escreveu o zoológico, "e a todas as pessoas e organizações que se reuniram ao nosso redor com mensagens de apoio." Não foram divulgadas atualizações sobre a recuperação a longo prazo da mulher.