Um menino de 14 anos morreu após ser atacado por crocodilos ao cair em um canal em Lazaro Cardenas, na costa do Pacífico mexicano. O incidente ocorreu na sexta-feira (18), quando o adolescente caminhava com sua família próximo à via aquática.
Segundo o Mirror, Andres Alejandro Santana Hernandez escorregou e caiu em um canal. Antes que seus pais conseguissem alcançá-lo para resgatá-lo, os crocodilos o arrastaram para o pântano, iniciando o ataque.
Andres era coroinha na paróquia local e integrava a banda marcial do Corpo de Bombeiros de Cortazar. Após o incidente, a Igreja Paroquial Nossa Senhora de Guadalupe emitiu um comunicado em homenagem ao adolescente.
"Com profunda tristeza, mas com nossa esperança depositada em nosso Senhor Jesus Cristo, que Ressuscitou e é o Senhor da vida, peço fervorosamente que se unam em oração pelo descanso eterno de Andres Alejandro Santana Hernandez, coroinha da paróquia principal, que foi chamado à casa do Pai Eterno", declarou a igreja.
Ainda, conforme o jornal britânico, especialistas acreditam que o ataque foi realizado por um Crocodilo de Morelet, também conhecido como Crocodilo Mexicano ou de Belize. Esta espécie pode atingir três metros de comprimento e pesar aproximadamente 180 kg.
A população desses répteis no México varia entre 79 mil e 100 mil exemplares. Além do território mexicano, esses animais habitam regiões de Belize e Guatemala. Os registros indicam que a espécie Morelet causou 12 mortes humanas.
Mergulhadores da polícia local iniciaram buscas na área para localizar os restos mortais do adolescente. Até o momento, não há confirmação sobre a recuperação do corpo.
As autoridades emitiram alertas de segurança para visitantes e pedestres, orientando-os a manterem distância das margens dos canais devido à natureza "imprevisível" dos animais. A polícia também recomendou evitar visitas à área onde ocorreu o incidente.
Estatísticas mundiais indicam que crocodilos são responsáveis por aproximadamente mil mortes humanas registradas anualmente em todo o planeta.