Trinta pessoas morreram devido a tempestades que atingiram a capital chinesa, anunciou nesta terça-feira (29) a agência de notícias estatal Xinhua.
"A série mais recente de tempestades deixou 30 mortos em Pequim até a meia-noite de segunda-feira", informou a agência, que citou o centro municipal de luta contra enchentes.
O jornal estatal Beijing Daily publicou no WeChat que 80.332 pessoas foram retiradas da cidade devido às tempestades. "As chuvas extremamente fortes contínuas causaram grandes desastres", ressaltou.
Na cidade de Xinanzhuang, que jornalistas da AFP puderam visitar, águas lamacentas submergiram casas, carros e uma estrada que leva a uma rodovia.
Em Hebei, nos arredores da capital, um deslizamento de terra na segunda-feira deixou oito mortos e quatro desaparecidos, segundo uma nova reportagem da emissora estatal CCTV.
O presidente chinês Xi Jinping pediu na noite de segunda-feira que as autoridades se preparassem para o pior cenário e acelerassem a transferência de moradores em áreas com risco maior de inundação. O número de mortos foi maior no subúrbio de Miyun.
Dezenas de estradas foram fechadas e mais de 130 vilarejos ficaram sem energia elétrica, segundo o Beijing Daily.
Carros foram arrastados pela força da água. Foto: ADEK BERRY / AFP