Os funcionários da usina nuclear de Fukushima, no nordeste do Japão, foram retirados nesta quarta-feira (30, data local) após um terremoto de magnitude 8,7 próximo da costa leste da Rússia, que desencadeou alertas de tsunami no Pacífico.
ALERTA - Um terremoto de magnitude 8,8 sacudiu nesta terça-feira (29) na costa leste da Rússia, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), que desencadeou um alerta de tsunami no Oceano Pacífico. Ondas com entre 1 e 3 metros de altura também… pic.twitter.com/RpeiAATyMv
— O Tempo (@otempo) July 30, 2025
"Evacuamos todos os trabalhadores e funcionários" na usina de Fukushima, que foi desativada após ser atingida por um tsunami em 2011, disse à AFP uma porta-voz da TEPCO, a empresa que opera a planta. A fonte acrescentou que não foram observadas "anomalias" no local.
Alerta de tsunami no Pacífico após tremor de magnitude 8 perto do litoral russo
Um terremoto de magnitude 8 sacudiu, nesta terça-feira (29), a costa leste da Rússia, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), que desencadeou um alerta de tsunami no Oceano Pacífico.
Ondas com entre 1 e 3 metros de altura também poderiam atingir o Japão e a ilha americana de Guam, no Pacífico, segundo o centro americano de tsunamis com sede no Havaí.
O epicentro do terremoto foi localizado a cerca de 136 km a leste de Petropavlovsk-Kamchatskiy, na península de Kamchatka, a uma profundidade de 19 km, segundo o USGS. O alerta de tsunami inclui o estado americano do Alasca.
Kamchatka faz parte do Círculo de Fogo do Pacífico, uma área de intensa atividade sísmica e vulcânica em ambos os lados do oceano.