Alguns casais na Europa estão vendendo ingressos para seus casamentos para ajudar no financiamento das cerimônias. A prática começou a se espalhar pelo continente impulsionada por empresas especializadas na França e na Itália que conectam noivos a interessados em participar de festas de casamento.
Na França, a startup Invitin, fundada no início de 2025 por Katia Lekarski, oferece ingressos que custam entre 150 (R$ 946) e 400 (R$ 2.523) euros por pessoa. Já na Itália, a empresa Wedding Priv cobra valores entre 1.000 (R$ 6300) e 5.000 (R$ 31.500) euros para que turistas participem de casamentos tradicionais italianos.
Jennifer, de 48 anos, e seu marido Paulo, de 50, planejam receber cerca de 100 convidados tradicionais em seu casamento, sendo 80 adultos e 15 crianças, em uma mansão rural a uma hora de Paris. O casal decidiu incluir alguns desconhecidos na celebração.
"Pensei: 'uau, isso é algo diferente', ter pessoas que você não conhece no seu casamento", comentou Jennifer. "Não é apenas pelo dinheiro, que é uma gota no oceano em termos do custo total do casamento, embora ajude um pouco com gastos como decoração e vestido. Também é porque achamos que poderia ser divertido, somos extrovertidos e gostamos de compartilhar experiências."
Ideia surgiu de oportunidade
A ideia da Invitin surgiu quando Katia alugou sua casa no sudeste francês para participantes de um casamento e sua filha de cinco anos questionou por que eles não eram convidados para eventos desse tipo.
Laurène, uma das participantes que comprou ingresso pela plataforma francesa, explicou sua motivação: "Achei interessante a ideia de vender ingressos para casamentos de desconhecidos. Não tenho uma família grande, então não vou a muitos casamentos. É ótimo poder vivenciar um casamento e diferentes tradições, mesmo sendo com estranhos. Estou ansiosa para conferir a decoração, a música e festejar na pista de dança."
Katia Lekarski explica que não há obrigação de interação entre noivos e esses convidados durante o evento, pois "um casamento tem seu próprio ecossistema onde os convidados naturalmente conversam entre si."
'Penetras' precisam seguir regras
Os compradores de ingressos precisam seguir regras específicas, como usar vestimenta adequada, chegar no horário, consumir álcool com moderação e não compartilhar imagens sem autorização dos noivos.
Na Itália, a Wedding Priv, fundada por David Genovesi e Luca Manelli, atende turistas de alto poder aquisitivo interessados em conhecer casamentos tradicionais italianos.
"Há também algumas reservas, o que é normal, porque é algo novo", explicou Davide Genovesi ao Si Viaggia. "Por isso, sempre fazemos questão de ouvi-los pessoalmente e explicar como o projeto funciona. Eles nunca são deixados sozinhos: os convidados internacionais, na verdade, são acompanhados por uma espécie de guia que traduz e explica em tempo real o que está acontecendo, mas que também garante a segurança dos noivos para proteger e preservar seu dia especial de qualquer inconveniente."
Para os noivos, além do benefício financeiro, há o aspecto cultural de compartilhar tradições com pessoas de diferentes origens. Para os participantes, representa uma oportunidade de vivenciar rituais matrimoniais europeus e aprender sobre costumes locais.