Um ônibus que transportava cerca de cinquenta turistas que haviam visitado as cataratas do Niágara tombou nesta sexta-feira (22) em uma rodovia no norte do estado de Nova York, causando várias mortes, entre elas ao menos duas crianças, e numerosos feridos, informaram as autoridades. O número exato de mortes, entretanto, ainda não foi informado. 

"Há vários feridos graves e, segundo acaba de anunciar a polícia do estado de Nova York, várias mortes", declarou Mark Poloncarz, membro do Executivo do condado de Erie.

Os passageiros, principalmente de nacionalidade indiana, chinesa e filipina, haviam visitado as famosas cataratas na fronteira com o Canadá e retornavam à cidade de Nova York, segundo o porta-voz da polícia estadual, James O'Callaghan.

No ônibus viajavam 52 pessoas, incluindo o motorista, que "sobreviveu e está bem", de acordo com o porta-voz.

Muitos viajantes, que não usavam o cinto de segurança, foram arremessados para fora do ônibus e outros ficaram presos debaixo dele.

Não houve colisão

O ônibus, que trafegava em "alta velocidade", não colidiu com nenhum outro veículo. "Basicamente, perdeu o controle a partir do canteiro central" pouco antes de Pembroke, a leste da cidade de Buffalo, acrescentou o porta-voz.

Após perder o controle e "corrigir em excesso, acabou no acostamento" tombado, o que "provocou várias vítimas fatais, pessoas presas nas ferragens e feridos", acrescentou.

Localizada perto do estádio do Buffalo Bills, time de futebol americano, e do Buffalo Sabres, de hóquei no gelo, essa região tem alta incidência de acidentes devido à grande densidade do tráfego, assegurou o porta-voz.

A rodovia, a Interestadual-90, ficou interditada ao tráfego e o acidente causou grande congestionamento. Imagens que circulam nas redes sociais mostram uma longa fila de veículos aguardando para seguir seu trajeto. 

Dezenas de ambulâncias e helicópteros foram ao local do acidente para transportar os feridos, entre eles pelo menos duas crianças, para os hospitais da região.

O centro hospitalar do Condado de Erie havia recebido 21 feridos, enquanto a empresa de transporte de emergência Mercy Flight levou cerca de vinte feridos, entre eles duas crianças, informou à AFP a presidente da empresa em Buffalo, Margaret Fiorentino.

As autoridades disponibilizaram intérpretes para auxiliar os viajantes acidentados.

A governadora do estado de Nova York, Kathy Hochul, informou em sua conta no X que suas equipes estavam coordenando com as autoridades locais o resgate e a assistência aos viajantes afetados neste "trágico" acidente de um ônibus turístico.