Moradores do Reino Unido estão em alerta para uma proliferação de ratos de grande porte, que chegam a medir até 56 centímetros de comprimento, comparáveis ao tamanho de gatos ou cães de pequeno porte. Especialistas em controle de pragas advertiram a população sobre o "inverno de ratos gigantes" que se aproxima após um verão prolongado e quente no país, condição que criou um ambiente favorável para o crescimento da população de roedores.

A situação começou a chamar atenção no fim de julho, quando a comunidade de Normanby, em Eston, região de Lincolnshire, na Inglaterra, registrou a presença de um rato com 56 centímetros de comprimento. O caso gerou preocupação entre os habitantes locais.

O aumento no número e no tamanho dos roedores está relacionado ao comportamento da população durante os meses quentes. Com mais pessoas frequentando espaços públicos, houve maior descarte de alimentos nas ruas, principalmente de fast food, que serviu como fonte de nutrição para os ratos.

Sempre há um inverno ruim depois de um bom verão. Estamos capturando ratos de até 56 centímetros. Ratos de 48 centímetros agora são o padrão, eles são como um chihuahua. Em alguns anos, eles chegarão a 63 centímetros", afirmou o fundador da companhia antipestes Yorkshire Rat Pack, Kieran Sampler, em declaração ao Telegraph.

Reprodução/Facebook Yorkshire Rat Pack 

O problema afeta principalmente residências no Reino Unido, que ficam mais vulneráveis à invasão destes animais durante os períodos mais frios. Os ratos buscam abrigo em construções para se protegerem das baixas temperaturas.

Edificações mais antigas são especialmente suscetíveis às infestações, devido às características arquitetônicas e sistemas de encanamento vulneráveis.

Estimativas indicam a existência de aproximadamente 250 milhões de ratos no Reino Unido, número que ultrapassa a populaçatilde;o humana do país, calculada em 70 milhões de habitantes.