Três pessoas morreram em um incêndio provocado por manifestantes em um prédio da prefeitura na cidade de Macaçar, na Indonésia, disse neste sábado (29), ainda noite de sexta no Brasil, um funcionário local à agência de notícias AFP. O fogo começou durante protestos que se espalharam por várias regiões do país após a morte de um motorista de mototáxi, atropelado por um veículo policial.
Na capital, Jacarta, os atos resultaram em confrontos entre manifestantes e forças de segurança, que usaram bombas de gás lacrimogêneo para dispersar a multidão. Não há relatos de feridos. Em Macaçar, a situação teve consequências mais graves: além das mortes, quatro pessoas tiveram de ser hospitalizadas.
De acordo com o secretário do conselho municipal, Rahmat Mappatoba, duas pessoas morreram no local, e a outra, no hospital, após ficarem presas no incêndio. As vítimas eram funcionários municipais e um servidor público. Mappatoba disse que a ação dos manifestantes surpreendeu as autoridades. "Foi além do que poderíamos ter previsto.
Normalmente, durante um protesto, manifestantes jogam pedras ou queimam pneus em frente aos escritórios. Eles nunca tinham invadido ou incendiado prédios."