líder norte-coreano

Após encontro com Putin, Kim Jong Un visita fábrica aeronáutica na Rússia

Na quarta-feira, em sua primeira viagem ao exterior desde a pandemia da Covid, Kim Jong Un se reuniu com o presidente russo, Vladimir Putin

Por Agências
Publicado em 14 de setembro de 2023 | 21:41
 
 
 

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, chegou na manhã desta sexta-feira (15, noite de quinta em Brasília) a Komsomolsk do Amur, no extremo leste da Rússia, para visitar uma fábrica aeronáutica, segundo agências de notícias locais.

"Kim Jong Un chegou de trem à estação ferroviária de Komsomolsk do Amur", disse a agência TASS, que acrescentou que o líder norte-coreano visitaria uma "fábrica aeronáutica".

A agência Interfax, por sua vez, informou que esta empresa produz "equipamento militar e civil".

Na quarta-feira, em sua primeira viagem ao exterior desde a pandemia de covid, Kim Jong Un se reuniu com o presidente russo, Vladimir Putin, no cosmódromo de Vostochny durante mais de duas horas com o objetivo de fortalecer os vínculos, especialmente militares, entre os dois países.

A visita do líder norte-coreano à Rússia começou na terça-feira e deve se estender "ainda por vários dias", anunciou o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, na quinta-feira, sem dar mais detalhes.

Putin havia antecipado a visita de Kim a Komsomolsk do Amur para inspecionar fábricas de produção de equipamentos aeronáuticos "civis e militares".

Em seguida, o líder norte-coreano deve se dirigir a Vladivostok, onde já esteve em 2019, para "uma demonstração" militar da Frota do Pacífico da Rússia, disse o chefe do Kremlin.(AFP)

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!