Descoberta

Asteroide pode atingir a Terra no Dia dos Namorados em 2046

Denominado “2023 DW, a rocha espacial tem cerca de 50 metros de diâmetro, o equivalente a uma pequena piscina olímpica

Por O Tempo
Publicado em 09 de março de 2023 | 18:00
 
 
 
normal

O Escritório de Defesa Planetária da Nasa informou que existe a chance de um asteroide atingir a Terra daqui a 23 anos, no dia 14 de fevereiro, mais precisamente no Dia dos Namorados comemorado nos EUA. A equipe que trabalha rastreando a rocha espacial alega que existe “uma chance muito pequena de atingir” nosso planeta. 

Denominado como “2023 DW”, o asteroide tem cerca de 50 metros de diâmetro, o equivalente a uma pequena piscina olímpica. Segundo a Agência Espacial Europeia, a chance de ele atingir a Terra é de uma em 625. 

Com essa descoberta, a rocha espacial passa a integrar o topo da lista de risco da Nasa. Mesmo assim, ele pontua apenas 1 na escala de Torino (que vai até 10). Esta escala indica a probabilidade de colisão. No caso do  “2023 DW”, é extremamente improvável e, por isso, não é preciso chamar atenção para o assunto ou mesmo preocupar as pessoas. 

“Muitas vezes, quando novos objetos são descobertos, várias semanas de dados são necessárias para reduzir as incertezas e prever adequadamente suas órbitas nos anos futuros”, informou o Escritório de Defesa Planetária da Nasa. (Com informações da CNN Brasil)

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!