Estados Unidos

BuzzFeed anuncia fechamento da divisão de notícias e corte de 15% da equipe

O comunicado foi feito pelo presidente-executivo, Jonah Peretti, através de um memorando à equipe; o 'BuzzFeed News' era dedicado à produção jornalística da empresa

Por O TEMPO
Publicado em 20 de abril de 2023 | 13:41
 
 
 

O BuzzFeed anunciou o fechamento de sua divisão de notícias, o "BuzzFeed News", e um corte de 15% de sua força de trabalho. O comunicado foi feito, nesta quinta-feira (20/04), pelo presidente-executivo da empresa, Jonah Peretti, através de um memorando à equipe. 

De acordo com "The New York Times", o fechamento do BuzzFeed News irá afetar cerca de 60 profissionais. Com o fim da divisão de notícias, parte dos jornalistas serão realocados para vagas no HuffPost e no BuzzFeed.com, com o objetivo de manter algumas posições. 

O memorando enviado por Peretti menciona que a marca "investiu demais" na divisão de notícias do BuzzFeed porque "adorava o trabalho produzido", porém não houve suporte financeiro necessário para tornar a operação lucrativa.

“Aprendi com esses erros, e a equipe que está avançando também aprendeu com eles (...) Sabemos que as mudanças e melhorias que estamos fazendo hoje são passos necessários para construir um futuro melhor”, diz o presidente-executivo do BuzzFeed, Jonah Peretti, no comunicado.

No Brasil, a operação brasileira do BuzzFeed News foi encerrada em janeiro de 2020. Na época, a empresa disse que a decisão havia sido tomada em virtude da crise financeira causada pela pandemia de Covid-19.

"A decisão de descontinuidade da operação foi tomada no curso deste ano e é um efeito direto da crise econômica desencadeada pela pandemia global," dizia o comunicado.

Atualmente, o BuzzFeed é dono do HuffPost desde novembro de 2020, com as duas empresas colaborando em uma parceria para conteúdo e publicidade.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!