E = mc²

Carta de Einstein com sua equação mais famosa é leiloada por R$ 6,4 milhões

Fórmula está baseada na teoria da relatividade e é considerada a mais importante do Século 20

Por Da Redação
Publicado em 22 de maio de 2021 | 18:13
 
 
 
normal

Um manuscrito do físico alemão Albert Einstein contendo a sua mais famosa equação (E = mc²) foi leiloado nos Estudos Unidos e arrematado por um valor equivalente a R$ 6,4 milhões, informou a BBC News. O valor foi três vezes maior do que o lance inicial.

A publicação diz que, segundo especialistas, existem apenas este e outros três exemplares conhecidos da equação redigidos pelo próprio cientista. A carta leiloada é a única destas que percente a uma coleção privada e era desconhecida até há pouco tempo, de acordo com a casa de leilões responsável pela venda.

Equação mais importante do Século 20, E = mc² (a energia é igual à massa vezes a velocidade da luz elevada ao quadrado) estabelece a relação matemática da transformação da matéria em energia ou vice-versa.

A fórmula está baseada na teoria da relatividade, segundo a qual a velocidade da luz (c) seria o único valor constante no universo. A equação foi publicada pela primeira vez em um artigo científico de 1905 e, desde então, se tornou uma das bases da física moderna.

A carta leiloada por 1,2 milhão de dólares tem uma página, é datada de 26 de outubro de 1946 e estava endereçada ao físico polonês-estadunidense Ludwik Silberstein.

Descendentes do colega de Einstein venderam o manuscrito junto com outros de seus pertences pessoais. O vencedor do leilão foi identificado apenas como um colecionador anônimo, segundo a agência Associated Press.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!