segundo plano

China: Controle rígido de Xi Jinping dificulta resposta à desaceleração

Pequim está desviando a sua prioridade global do crescimento econômico para outras questões, como a segurança nacional

Por Agências
Publicado em 10 de setembro de 2023 | 14:03
 
 
 

A centralização do poder de Xi Jinping está atrasando uma resposta da China à sua pior desaceleração econômica dos últimos anos. Apesar de grandes economistas aconselharem medidas mais ousadas, as autoridades chinesas não têm sido capazes de implementar grandes estímulos ou fazer mudanças políticas significativas por não terem poder suficiente, com as decisões econômicas sendo cada vez mais controladas pelo próprio Xi.

Em reuniões privadas, o clima é de ansiedade em relação à economia, segundo fontes próximas do assunto, que acrescentam que Xi mostrou poucos sinais de preocupações com as perspectivas e não parece interessado em apoiar mais estímulos.

O aparelho governamental liderado pelo Conselho de Estado, que tem responsabilidade diária pela economia, precisa da aprovação de Xi para qualquer movimento político significativo - uma mudança em relação aos anos anteriores, quando o Conselho de Estado e o primeiro-ministro da China tinha mais liberdade na definição da política econômica.

A aparente relutância do líder máximo da China em adotar mais estímulos alerta sobre a possibilidade de que Pequim está desviando a sua prioridade global do crescimento econômico para outras questões, como a segurança nacional, visto que o país reforçou restrições a empresas estrangeiras e isso levou a um crescimento mais fraco.

Os economistas dizem que os recentes estímulos da China provavelmente ajudarão um pouco e estimam que mais medidas podem surgir, mas ainda assim devem ficar aquém do que muitos especialistas consideram necessário para estabilizar totalmente a economia. Isso porque enquanto Xi não adota uma postura mais firme para reacender o crescimento econômico, os funcionários do governo local temem ser responsabilizados por erros políticos e, assim, muitos estão de braços cruzados.

(Estadão Conteúdo)

 

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!