Repercussão internacional

Emmanuel Macron e políticos franceses condenam invasões em Brasília

Tanto apoiadores do presidente Emmanuel Macron quanto opositores condenaram os atos contra os Três Poderes no Brasil

Por Agências
Publicado em 08 de janeiro de 2023 | 18:17
 
 
 
normal

O presidente da França, Emmanuel Macron, e dirigentes franceses, tanto do partido do presidente quanto da oposição de esquerda, criticaram, neste domingo (8), o "ataque da extrema direita no Brasil", onde militantes bolsonaristas invadiram o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal e o Palácio do Planalto em Brasília.

O presidente francês Emmanuel Macron usou o Twitter para condenar os atos violentos na capital federal brasileira e declarou que "
vontade do povo brasileiro e as instituições democráticas devem ser respeitadas".

 

"Solidariedade com o povo brasileiro, cujas instituições estão sendo atacadas por ativistas de extrema direita. É a isto que leva o conspiracionismo, a deslegitimação de um presidente democraticamente eleito e o questionamento do sufrágio universal", assegurou no Twitter o eurodeputado macronista Stéphane Séjourné, secretário-geral do partido Renascimento, ao qual pertence o presidente.

 

O líder da oposição de esquerda Jean-Luc Mélenchon, candidato nas presidenciais de abril, acusou a "extrema direita" brasileira de "tentar um golpe de Estado ao estilo Trump contra o novo presidente de esquerda Lula".

"Solidariedade com a democracia brasileira!", escreveu Mélenchon no Twitter.

 

"Assim é a extrema direita em todo o mundo! Ao final, sempre se opõe à democracia! Apoio total a #Lula presidente!", afirmou pelo Twitter Olivier Faure, principal dirigente do Partido Socialista francês.

 

Centenas de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, derrotado nas eleições de outubro, invadiram, neste domingo, o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal e o Palácio do Planalto, uma semana depois da posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!