Mudanças Climáticas

Espanha bate novo recorde de calor em dezembro

Temperatura de 29,9 ºC registrada em Málaga supera em 0,5 ºC o recorde anterior

Por Agências
Publicado em 12 de dezembro de 2023 | 21:00
 
 
 
normal

Um novo recorde de calor para um mês de dezembro foi quebrado nesta terça-feira (12) na Espanha, com a temperatura de 29,9 ºC registrada em Málaga, sul do país, informou a Agência Estatal de Meteorologia (Aemet).

Essa temperatura, característica do verão, é 0,5 ºC superior ao recorde anterior (29,4 ºC) para a Espanha continental, registrado em 10 de dezembro de 2010 perto de Granada, também na Andaluzia, apontou a Aemet na rede social X.

O sul da Península Ibérica enfrenta há dias correntes de ar quente, que levaram a recordes de temperatura, inclusive em Murcia (27,6 ºC) e Alicante (27,3 ºC), na costa do Mediterrâneo.

“Bater recordes por tamanha diferença seria muito menos provável sem as mudanças climáticas observadas em escala global", observou a Aemet.

Habituada a temperaturas elevadas, a Espanha experimenta há anos o aumento das ondas de calor, que acontecem com frequência cada vez maior, às vezes fora dos meses de verão, o que preocupa os cientistas.

Segundo a Aemet, a frequência das ondas de calor triplicou nos últimos dez anos no país. A duração do verão meteorológico aumentou dez dias por década desde os anos 1980. (AFP)

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!