Pequena gênia

Garota autista conclui mestrado aos 11 anos e revela sonho de ser astronauta

Adhara Pérez Sánchez possui 162 pontos no teste de QI, dois pontos acima que o de Albert Einstein e Stephen Hawking, conforme o The Mirror

Por O TEMPO
Publicado em 10 de maio de 2023 | 12:44
 
 
 
normal

A mexicana Adhara Pérez Sánchez tem apenas 11 anos, e um Quociente de Inteligência (QI) dois pontos acima que o de Albert Einstein e Stephen Hawking, conforme o The Mirror. A jovem que nasceu com transtorno do espectro autista (TEA) concluiu o ensino médio antes dos sete anos, se formou em engenharia de sistemas e industrial, pela Universidade Tecnológica do México e recentemente concluiu o mestrado. 

À Marie Claire México, Nayeli Sánchez, mãe de Adhara, conta que a filha foi diagnosticada com transtorno do espectro autista (TEA, aos três anos, depois que sua habilidade de fala regrediu significativamente.

Antes de conseguir o suporte necessário e realizar suas conquistas acadêmicas, Adhara precisou mudar de escola três vezes. Segundo a mãe, a falta de preparo das instituições de ensino para receber a menina foram responsáveis pelas trocas. 

"Os professores não eram muito empáticos e ela começou a se excluir, não queria brincar com os colegas, se sentia estranha, diferente", disse Nayeli Sánchez. 

Adhara Pérez Sánchez

Com 162 pontos em seu teste de QI, Adhara Pérez Sánchez trabalha na Agência Espacial do México em um projeto que ajudar a promover a exploração espacial entre os jovens. Além disso, não esconde o desejo de tornar-se astronauta.

"Eu quero ir para o espaço e colonizar Marte'", disse ao veículo canadense "Goalcast". "Se você não gosta de onde está, imagine onde quer chegar. Eu me vejo na NASA, então vale a pena tentar."

Com informações de Marie Claire México e The Mirror,

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!