Ouro negro

México anuncia descoberta de reserva de petróleo

De acordo com a empresa, trata-se de uma reserva que pode render 500 milhões de barris do combustível fóssil

Por Agência O Globo
Publicado em 09 de dezembro de 2019 | 03:00
 
 
 
normal

A petroleira estatal do México, Pemex, anunciou na última sexta-feira a sua maior descoberta de petróleo em 30 anos no país. De acordo com a empresa, trata-se de uma reserva que pode render 500 milhões de barris do combustível fóssil, conforme informou a agência de notícias britânica Reuters. O último grande evento do gênero foi celebrado pelo país em 1987, quando descobriu o Campo Sen de 536 milhões de barris.

A estatal afirma que o poço foi encontrado em maio no Estado de Tabasco, no Sudeste mexicano. A empresa ainda diz ter realizado estudos que comprovaram a viabilidade da extração petrolífera no local.

Assim, a Pemex apresenta um cenário animador em que pretende extrair cerca de 69 mil barris do produto por dia até o próximo ano, além de 300 milhões de pés cúbicos de gás, com 11 poços. O volume deve ser ampliado, chegando a atingir 110 mil barris e 410 milhões de pés cúbicos de gás diários em 2021 – segundo o presidente executivo da petroleira, Octavio Romero Oropeza.

Registrando um declínio constante de seu nível de produção há mais de uma década, a revitalização da Pemex já era considerada uma das prioridades do atual presidente do México, Andrés Manuel Lopez Obrador.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!