SITUAÇÃO PREOCUPANTE

Otan minará relação com Rússia caso Ucrânia entre na aliança, diz Lavrov

As declarações do ministro das Relações Exteriores da Rússia são dadas em momento de maior tensão entre o país e potências do Ocidente

Por ESTADÃO CONTEÚDO
Publicado em 30 de janeiro de 2022 | 09:25
 
 
 
normal

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, afirmou neste domingo que a Ucrânia não está preparada para se tornar um integrante da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e que isso não traria nada de útil à aliança. Durante entrevista neste domingo a uma emissora de televisão estatal, ele disse que a entrada da Ucrânia na aliança "afetaria seriamente" as relações entre Moscou e a Otan.

Lavrov considerou que o ingresso ucraniano também seria uma "flagrante violação" de obrigações que teriam sido assumidas por presidentes dos EUA e por outros membros da aliança. Segundo ele, o fato de a Otan se descrever como uma "aliança defensiva" não é suficiente para a Rússia. A autoridade comentou que "a linha de defesa já chegou muito perto de nós".

As declarações são dadas em momento de maior tensão entre a Rússia e potências do Ocidente, diante do temor dos EUA e de outras nações de que os russos possam invadir o território ucraniano.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!