As medidas de lockdown na Áustria reduziram a taxa de contágio do novo coronavírus em quase 80%, de 3 para 0,68 - ou seja, na média, cada pessoa infectada transmite o vírus para 0,68 pessoa -, afirmou nesta quarta-feira (15) o Ministério da Saúde.

A baixa velocidade de transmissão é considerada um dos principais critérios para relaxar medidas de isolamento social. Nessa terça (14), a Áustria permitiu a reabertura de lojas com menos de 400 metros quadrados, limitando o número de clientes a um por 20 metros quadrados.

Com 4,3 mortes por 100 mil habitantes até a manhã desta quarta, a Áustria registrou o primeiro caso de coronavírus em 26 de fevereiro, mas começou a implementar medidas de isolamento antes da primeira morte, em 12 de março. O lockdown foi decretado em 16 de março e, desde 6 de abril, é obrigatório o uso de máscara na rua.

O país testou 1.685 pessoas por 100 mil habitantes e aplicou um estudo aleatório para rastrear tanto infectados quanto portadores de anticorpos (que já teriam reagido ao novo coronavírus e, supostamente, ficado imunes).

O número divulgado nesta quarta vale para os 13 dias encerrados na segunda-feira (13). O ministério afirmou que vai acompanhar de perto a evolução do contágio após a reabertura de parte das lojas, para balizar próximas decisões.