IMPRESSIONANTE

Raio aranha atinge vulcão e vídeo viraliza; assista

Fenômeno natural ganha este nome devido ao padrão que cria ao se ligar de uma nuvem a outra

Por O Tempo
Publicado em 21 de agosto de 2023 | 20:52
 
 
 

Imagens de um raio aranha atingindo um vulcão na Guatemala viralizam na última semana pelas redes sociais. As imagens são impressionantes e mostram a força da natureza criando uma bela cena. 

De acordo com a revista “Newsweek”, o fenômeno natural aconteceu no vulcão Acatenango, próximo a cidade de Antígua. O registro já conta com mais 1,2 milhões de visualizações no Twitter.  

Assista ao vídeo abaixo:

A legenda publicada pelo canal AccuWather até brinca com a situação: "Esta não é uma ilusão de ótica. O vulcão de Acatenango, na Guatemala, produz raios vulcânicos", disse. 

O Serviço Nacional de Dados e Informações de Satélites Ambientais descreveu o raio aranha, em 2018, da seguinte maneira: "Esses relâmpagos extensos geralmente atingem o solo simultaneamente em vários lugares a quilômetros de distância. Eles também são conhecidos por desencadear raios ascendentes de objetos altos."

O nome tem origem no padrão criado pelos raios que "se arrastam de uma nuvem para outra. Esses flashes longos e horizontais podem ser vistos da Terra abaixo das nuvens quando são especialmente fortes e brilhantes", alegou a instituição. (Com informações de r7)

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!