Guerra

Rússia manda 31 drones de "presente de Natal", mas Ucrânia derruba 28

Russos atacam com frequência as cidades ucranianas com drones e mísseis e não deram trégua na noite de Natal

Por Agências
Publicado em 25 de dezembro de 2023 | 10:39
 
 
 
normal

A Força Aérea da Ucrânia informou nesta segunda-feira que derrubou 28 dos 31 drones lançados pela Rússia durante a noite, que marcou a primeira vez que os ucranianos celebraram o Natal em 25 de dezembro, e não em 7 de janeiro como os russos ortodoxos.

O ataque com drones de fabricação iraniana Shahed teve como alvos as regiões de Odessa, Kherson e Mikholayv, no sul, Donetsk, no leste, e Khmelnitski (oeste), anunciaram as autoridades militares ucranianas no Telegram. A Força Aérea também anunciou que derrubou dois mísseis. 

Em Odessa, grande porto do Mar Negro, os destroços de um drone derrubado provocaram danos em instalações portuárias e edifícios em um dos bairros da cidade. A Rússia ataca com frequência as cidades ucranianas com drones e mísseis, mas a Força Aérea de Kiev consegue derrubar a maioria dos artefatos. A Ucrânia bombardeia regiões russas próximas da fronteira ou áreas sob ocupação das tropas do Kremlin, como Donetsk.

Moscou também foi alvo de vários ataques com drones desde o início do ano. Os ucranianos, em sua maioria cristãos ortodoxos, celebraram pela primeira vez o Natal na virada de 24 para 25 de dezembro, rompendo com a tradição para seguir o calendário ocidental, o que representa uma ruptura com Moscou. (AFP)

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!